O seu perfil do Facebook pode ser um sinal de doença mental

yourfault

Avensat
Amigos Avensat
Há uns meses, alguns especialistas afirmaram que não ter perfil no Facebook seria considerado estranho por patrões e psicólogos. Agora, um estudo norte-americano revela que o conteúdo do perfil é um espelho da saúde mental dos utilizadores.

De acordo com o estudo da Universidade do Missouri, citado pelo Mashable, publicar uma vez por hora ou uma vez por mês indica o estado mental em que a pessoa se encontra. E toda a gente tem aquele amigo do Facebook que partilha em demasia, que escreve só em maiúsculas como se estivesse a gritar ou que publica fotos estranhas com legendas apocalípticas.

Os investigadores universitários estudaram 200 estudantes para examinar os seus níveis de extroversão e defesa de crenças estranhas. Depois, pediram-lhes que imprimissem o seu feed do Facebook, com a opção de censurarem partes da Cronologia que não achassem adequadas.

O que eles optaram por esconder foi precisamente o que revelou informações sobre o estado psicológico, de acordo com a investigadora Elizabeth Martin.

Alguns estudantes evidenciaram anedonia social, uma incapacidade de sentir prazer com a comunicação e interação com outros. Os sintomas iam do desligamento social a crenças estranhas, e essas mesmas pessoas eram as que publicavam menos fotos, comunicavam menos frequentemente via Facebook e tinham uma rede com menos amigos.

Outros deram sinais de paranoia, tendo em conta a quantidade de informação que esconderam do seu perfil.

A ideia do estudo surgiu de uma conversa entre Elizabeth Martin e o co-autor Drew Bailey, que não tem perfil no Facebook. Os dois iniciaram uma discussão sobre os conteúdos do perfil e a correlação com a psicologia.

"A internet representa uma nova forma de estudar a psicologia humana, porque pode aperfeiçoar alguns dos preconceitos pessoais associados a relatórios tradicionais", disse Martin ao Mashable.
"Por causa da ideia real ou imaginária de anonimato, a internet pode permitir um acesso único à psique. A informação da rede social de uma pessoa pode ser entendida como um exemplo do seu comportamento natural."

Martin diz ainda que o estudo é um primeiro passo para usar a informação de forma complementar à análise clínica.






dinheiro vivo
 
Voltar
Topo