O sintoma pouco conhecido de colesterol perigosamente elevado

Lordelo

Avensat
naom_6335e1dc7cadf.jpg

Deu conta da presença de uma lesão amarela nos cantos internos das pálpebras? Não ignore. Pode ser xantelasma, um sinal de alerta para níveis extremamente elevados de 'mau' colesterol (LDL), alerta o centro médico Cleveland Clinic, situada no estado norte-americano do Ohio.









Normalmente indolor e mais comum na meia idade e em mulheres, é formada por colesterol que se acumula em forma de bolsas sob a pele. Por si só, não o xantelasma não é prejudicial à saúde, mas interferem na estética corporal, podendo levar a problemas de autoestima.


De acordo com os especialistas da Clevelend Clinic, o desenvolvimento de xantelasmas também pode ser um sinal de alerta para outras complicações no futuro, como enfarte agudo do miocárdio, doença cardíaca e aterosclerose (a acumulação de gordura nas artérias).


Leia Também:


Recorde-se que o colesterol é uma gordura que o nosso organismo produz e que circula no sangue. No entanto, quando está em excesso é um fatores de risco para a ocorrência problemas cardiovasculares, como enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral.


Existem dois tipos de colesterol: o HDL (o 'bom') e o LDL (o 'mau'). O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. Acontece que os sintomas de colesterol alto não costumam ser percetíveis, só sendo possível identificar o problema através da realização de um exame de sangue.


Ainda assim, é possível tratar e controlar o colesterol, através de uma dieta alimentar saudável e equilibrada, prática de exercício físico regular e da toma de fármacos específicos.

IN:NM
 
Voltar
Topo