O sintoma que pode surgir "meses ou anos antes" da confirmação de cancro

Lordelo

Avensat
naom_621dcdb58ecc6.jpg


Há vários problemas que podem estar na origem de ataxia. Segundo a clínica norte-americana Mayo Clinic, pode surgir "meses ou anos antes" de ser detetado um tumor maligno no pulmão ou nos ovários.






Em casos de cancro, a ataxia não é um sintoma direto da doença em si, mas sim um efeito secundário da resposta imunitária ao cancro, conhecido como síndrome paraneoplásica. A Mayo Clinic explica: "As síndromes paraneoplásicas [...] são doenças degenerativas raras desencadeadas pela resposta do sistema imunitário a um tumor maligno (neoplasia), mais comumente do cancro do pulmão, ovário ou da mama ou linfoma".




Ocorrem quando os anticorpos que combatem o cancro ou os glóbulos brancos atacam erradamente as células normais do sistema nervoso, causando ataxia. "Pode aparecer meses ou anos antes de o cancro ser diagnosticado", diz.


"Qualquer parte do corpo pode ser afetada, mas as pessoas com ataxia têm frequentemente dificuldades em equilibrar-se, caminhar, falar e engolir", resume o Sistema Nacional de Saúde britânico.

IN:NM
 
Voltar
Topo