Lordelo
Avensat
Um hospital em Toulon, no sul de França, teve de ser evacuado, na noite do passado sábado, dia 17 de dezembro, após um homem de 88 anos ter dado entrado nas urgências com uma concha de artilharia da Primeira Guerra Mundial alojada no reto.
O caso aconteceu no Hospital Sainte Musse, quando o idoso entrou no estabelecimento hospitalar para que lhe removessem o objeto. No entanto, segundo escreve a imprensa francesa, acabou por desencadear um alerta de bomba.
“Uma emergência ocorreu das 21h às 23h30 da noite de sábado, que exigiu a intervenção de pessoal de eliminação de bombas, a evacuação das urgências adultas e pediátricas, bem como o desvio de utentes recebidos”, afirmou um porta-voz do hospital à publicação Var-Matin.
“Tivemos de gerir o risco num quadro reativo. Quando em dúvida, tomámos todas as precauções”, acrescentou.
Em causa esteve uma concha de artilharia da Primeira Guerra Mundial, que media quase 20 centímetros de comprimento e cinco de circunferência. Segundo os peritos em eliminação de bombas, havia poucas possibilidades de o objeto explodir dentro do homem.
“Eles tranquilizaram-nos, dizendo-nos que era um artigo de coleção da Primeira Guerra Mundial, utilizado pelos militares franceses”, afirmou o porta-voz do hospital.
Para remover o engenho explosivo, o homem teve de ser operado. Agora, encontra-se de “boa saúde” e espera-se que faça uma recuperação total.
IN:NM