"Olho de falcao" vigia golos da Taça das Confederações

yourfault

Avensat
Amigos Avensat
O Brasil vai defrontar, este sábado à noite, o Japão, no jogo de abertura da Taça das Confederações, que será arbitrado pelo português Pedro Proença. Mas o torneio fica marcado pelo uso da tecnologia GoalControl-4D, também conhecida como "olho de falcão", que vai confirmar os golos desta competição. Saiba como funciona.

Acabar de vez com as dúvidas na linha do golo é o objetivo desta nova tecnologia que a FIFA estreia esta noite no Brasil.

O sistema, desenvolvido por uma empresa alemã, é composto por 14 câmaras (sete em cada baliza), que "vigiam" a bola durante o decorrer do jogo, além de um relógio inteligente usado pelo árbitro.

Sempre que se aproxima de uma das linhas de golo, a bola de jogo é "filmada" pelas câmaras, originando uma imagem a três dimensões (3D). Se a bola ultrapassar a linha de golo, o sistema informático que recebe e processa as imagens das câmaras informa o árbitro através de um sinal ótico e vibratório enviado para o relógio, um processo que demora apenas um segundo.

Segundo o site da empresa, o GoalControl-4D usa câmaras de alta velocidade e foi especialmente projetado para funcionar com qualquer bola, qualquer golo e em qualquer relvado.










JN
 
Voltar
Topo