Ondas de calor têm consequência grave que pode passar despercebida

Lordelo

Avensat
naom_62de607127903.jpg

As ondas de calor podem agravar os sintomas de quem tem problemas de saúde mental. No cenário mais grave, poderão mesmo levar ao suicídio, segundo médicos ouvidos pela rede de televisão Telecinco. A falta de sono é um dos motivos apontados.






Os especialistas alertam que temperaturas acima dos 40ºC podem provocar alterações de humor em pessoas com depressão e ansiedade. Um estudo de 2021, citado pelo meio de comunicação, indica que por cada aumento de 1ºC da temperatura média mensal, as mortes relacionadas com saúde mental aumentam em 2,2%. As pessoas mais vulneráveis são as que têm mais de 65 anos.


Além disso, o calor pode ainda agravar os efeitos secundários dos medicamentos psiquiátricos ou tornar a ação dos fármacos menos eficaz.


A Telecinco escreve, ainda, que um estudo britânico sugere que o aumento das taxas de suicídio é de 3,8% por cada grau da temperatura média que sobe.


E não é tudo. O canal de televisão diz também que um número crescente de estudos está a relacionar o crime às temperaturas elevadas, possivelmente devido ao impacto em algumas hormonas e funções cognitivas.

IN:NM
 
Voltar
Topo