Lordelo
Avensat
Apesar de não terem sucesso 100% garantido, existem diferentes técnicas e mudanças no estilo de vida que as pessoas podem fazer para diminuir as probabilidades de virem a ser diagnosticados com algum tipo de cancro. A revista Healthy criou uma lista com alguns comportamentos que pode e deve mudar.
Mexa-se mais
O primeiro conselho da publicação é que seja uma pessoa mais ativa porque, de acordo com diferentes estudos, as pessoas que o são têm um risco reduzido de vir a ter cancro. Além disto, fazer exercício, regularmente, ajuda-o a ter um peso saudável, algo que também contraria este tipo de doenças. Fazer cerca de cento e cinquenta minutos de exercício - como caminhadas ou natação - por semana é o ideal.
Tenha uma alimentação saudável
Cancro no intestino é um dos mais comuns e a melhor forma de reduzir o risco de o ter é fazendo uma alimentação saudável, equilibrada, com muita fruta e vegetais. Comer uma grande quantidade de carnes vermelhas ou processadas também aumenta as probabilidades de vir a sofrer desta doença.
Tenha cuidado com o peso
Segundo os dados da Cancer Research UK, mencionados pela publicação, cerca de 22.800 casos de cancro poderiam ter sido evitados se as pessoas tivessem conseguido manter um peso saudável. Um bom indicador, que o vai ajudar a perceber se precisa ou não de perder peso, é o IMC (Índice de Massa Corporal).
Corte no álcool
Não, não é necessário parar de beber completamente, no entanto, é essencial que o faça com moderação porque o abuso de álcool está relacionado com vários diagnósticos de cancro. A recomendação é que não se deve beber mais seis copos médios de vinho, por exemplo, ao longo de uma semana, se limitar a quantidade de álcool que consome conseguirá reduzir o risco de doenças cancerígenas e outros problemas de saúde.
Pare de fumar
O cancro do pulmão é um dos mais comuns, principalmente, entre as mulheres. O fumo do cigarro pode prejudicar as células pulmonares, por isso, fumar regularmente pode provocar mudanças nestas células pré-cancerosas e se venham a tornar cancerígenas.
Proteja a pele
Os raios ultravioleta da luz solar danificam o ADN das células da pele, algo que pode provocar um melanoma maligno, ou seja, cancro de pele. Ao contrário dos restantes tipos de cancro este é diagnosticado regularmente em jovens. Para proteger a pele deve tentar permanecer à sombra entre as 10h00 e as 16h00 - quando o sol está mais intenso.
Autoexamine-se
É essencial que autoexamine os seios pelo menos uma vez por mês. Deve sentir o tecido mamário e cada axila - para cima, em direção à clavícula, e para baixo, em direção ao tronco. Se notar alguma alteração no tamanho ou forma, qualquer diferença na pele ou mamilos, sentir um novo nódulo ou uma dor incomum, entre em contacto com o médico. É também essencial que nunca falte nenhum exame de rotina.
IN:NM