Os molhos que só fazem subir o açúcar no sangue

Lordelo

Avensat
naom_6335c462c7e94.jpg

Stress e falta de sono são alguns dos sintomas associados a níveis de açúcar elevados no sangue. Uma dieta equilibrada é sempre a melhor escolha. Por vezes, pode ter os valores acima do recomendado e nem se aperceber de onde estão a vir. Os molhos que junta à comida podem ser uma das causas. Existem quatro que são de evitar. Conheça-os.









O portal Eat This, Not That foi perceber junto de Laura Burak, especialista em nutrição, quais são as piores opções para os níveis de açúcar no sangue. Grande parte do problema está na composição destes produtos.


"Comece por olhar para os rótulos e procurar palavras como xarope ou melaço", explica Laura Burak. "Podem ser produtos à partida inocentes, mas contém fontes de açúcar ocultas." Saiba quais são os piores que estão à venda.


Ketchup


"A grande maioria das marcas adiciona açúcar à composição, muitas vezes em forma de xarope de milho, que é rico em frutose." Ainda assim, reconhece que já existem opções com níveis de açúcar mais baixos.


Mostarda de mel


Apesar de trazer benefícios à saúde, o mel contém muito açúcar. "É um açúcar natural, mas não deixa de ser açúcar. Cuidado com a palavra mel associada a molhos. É apenas uma forma de adicionar açúcar puro à comida", explica. Procure mostardas que não tenham açúcares adicionados.


Molhos de saladas


"É preciso saborear a comida na sua forma mais básica. Não há necessidade de encharcar tudo com molhos com excesso de sal e açúcar." Muitas a opções de saladas acabam por ser pobres nutricionalmente e só vão estragar um prato que era saudável, como é o caso de uma salada.


Molho teriyaki


É uma opção muito usada na comida asiática. Por vezes é sempre colocado em demasia. "Contém demasiado açúcar adicionado, tudo para lhe dar a espessura de um xarope", revela Laura Burak. Xarope e amido de milho são alguns dos ingredientes. O alto teor de frutose acaba por vir a afetar os níveis de açúcar no sangue.

IN:NM
 
Voltar
Topo