PAN/Açores acusa SATA de "dificultar" transporte de animais nos voos

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador
A posição do partido surge num requerimento enviado ao Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), onde o PAN/Açores pede explicações ao executivo açoriano sobre os motivos que levaram à "alteração e majoração" dos preços no transporte de animais.


De acordo com o PAN/Açores, o grupo SATA anunciou recentemente um novo tarifário, com um conjunto de novas regras no transporte de bagagem de porão e cabine, entre as quais "a mudança" da franquia associada ao transporte de animais.

O partido explica, em nota de imprensa, que "até 17 de janeiro deste ano, data do início da implementação das novas tarifas e normas, o transporte de animais no porão estava incluído na franquia associada à bagagem de porão".

"Se o passageiro que se fizesse acompanhar do animal, o transportasse junto a si na cabine do avião, teria que pagar 6 euros por quilo de peso do mesmo" explica o PAN.

Mantém-se a modalidade da franquia associada à bagagem de porão, mas "nos voos interilhas e domésticos, dá-se o pagamento de 35 euros por animal, independentemente do seu peso, quando transportado na cabine do avião, o que perfaz um total de 70 euros, se se tratar de viagem de ida e volta", aponta o partido.

O PAN/Açores denuncia que o transporte do animal fica "mais caro" do que a passagem do passageiro, quando abrangido pela Tarifa Açores (60 euros).

"Nos voos interilhas, este montante representa mais de metade do valor imputado ao passageiro abrangido pela Tarifa Açores. Não é proporcional nem lógica a imposição deste valor fixo", afirma o deputado Pedro Neves, citado na nota de imprensa.

O deputado único do PAN na Assembleia Legislativa dos Açores alerta que este "aumento no valor associado ao transporte poderá inibir os tutores de viajarem com os seus animais de companhia, associado ao momento económico frágil e difícil" que se vive, "em que os custos com a mobilidade são uma parcela de uma equação já pesada para as famílias".

Leia Também:

...
 
Voltar
Topo