Papa deixa 'recado' aos padres sobre homilias: "São um desastre"

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador
O Papa Francisco deixou, este domingo, um recado aos sacerdotes, admitindo mesmo que as homilias são "um desastre" e pedindo para que estas não superem os 10 minutos.

Esta confissão do sumo pontífice foi feita a um grupo, que participava num itinerário de formação sobre liturgia, em Roma, Itália.

"Quero dizer algo aos padres, começou por dizer Francisco, citado pelo jornal ABC. "Por favor, cuidem das homilias, são um desastre...", confessou.

"Às vezes dizem-me: 'Sim, fui à missa naquela paróquia... sim, ele deu-nos uma boa aula de filosofia, de 40, 45 minutos'", lembrou ainda.

Desta forma, Francisco aconselhou os padres a fazer homilias de "não mais de oito ou dez minutos" e a incluir sempre "uma ideia, um carinho e uma imagem" para que "as pessoas possam levar algo para casa".

"Já o disse muitas vezes porque é uma coisa que não compreendemos bem… A homilia não é uma conferência, é antes um 'sacramental", reiterou, pedindo aos sacerdotes que as preparem "na oração, com espírito apostólico". "Por favor, cuidem das homilias, que geralmente são um desastre", rematou.

Mais tarde, já noutro tom, na Missa do IV Dia da Palavra de Deus na Basílica de São Pedro, Francisco agradeceu aos sacerdotes pelo seu "serviço e sacrifícios".

Leia Também:

Voltar