Papa? Mediação é "bem-vinda", mas posição de Kyiv não permite

Lordelo

Avensat
naom_58a4669ea0c46.jpg


A Rússia afirmou, esta segunda-feira, que a oferta de mediação do Vaticano, feita pelo Papa Francisco, é "bem-vinda", contudo, destacou que a posição da Ucrânia torna impossível que tal aconteça.






"É claro que damos as boas-vindas a essa vontade política, mas dada a situação de facto e de jure [de direito e de facto] que temos agora do lado ucraniano, essas plataformas não podem ser solicitadas", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, aos jornalistas, segundo cita a Reuters.


Recorde-se que, recentemente, em entrevista ao jornal italiano La Stampa, o Papa Francisco reiterou a sua oferta para mediar o conflito na Ucrânia. "A Santa Sé está disponível para fazer todo o possível para mediar e pôr fim ao conflito na Ucrânia", disse o Sumo Pontífice.


Recorde-se que as negociações entre os dois países se encontram suspensas há vários meses. Kyiv já disse estar disponível para se sentar à mesa com Moscovo apenas quando as negociações incluírem a restauração da integridade territorial da Ucrânia.


A invasão russa à Ucrânia teve início a 24 de fevereiro, tendo sido condenada, desde então, pela comunidade internacional.

IN:NM
 
Voltar
Topo