Para Merkel, ainda não há bases para negociar com Grécia

kokas

Avensat
Membro Avensat
ng4416796.JPG

Angela Merkel chegava à cimeira de líderes da União Europeia.
A chanceler alemã sublinhou a urgência de chegar a um acordo nos próximos dias, ao chegar à cimeira de líderes em Bruxelas. Juncker disse que está sempre disposto a falar com Tsipras.

Ao chegar à reunião da cimeira de líderes da União Europeia, a chanceler alemã Angela Merkel alertou que há pouco tempo para chegar a um acordo com a Grécia, mas que ainda não existem bases para negociar. "Já não é uma questão de semanas, mas sim de dias", disse Merkel, pondo de parte que se chegue a alguma conclusão ainda hoje.

A cimeira que vai juntar os líderes dos países europeus vai decorrer em Bruxelas com presença do primeiro-ministro grego Alexis Tsipras. A chanceler alemã Angela Merkel acrescentou ainda, antes de entrar no edifício, que é necessário que exista solidariedade ao nível europeu, mas que esta tem que ser conciliada com responsabilidade ao nível nacional.

Também François Hollande, presidente francês, apelou pelos mesmos três valores que Merkel: "Temos que demonstrar responsabilidade, solidariedade e velocidade", disse Hollande ao chegar à cimeira de líderes.

A cimeira de líderes europeus segue-se à reunião dos ministros das Finanças que teve lugar esta terça-feira. Na reunião, a primeira em que Euclid Tsakalotos desempenhou o papel de ministro das Finanças grego, por não ter apresentado novas propostas, como seria esperado naquela que estava a ser chamada a reunião "de último recurso".

Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças da Holanda, disse no final da reunião que se espera que a Grécia apresente amanhã uma carta com um pedido formal de ajuda ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF).



dn
 
Voltar
Topo