Passar apenas 2 minutos nas redes sociais pode deixá-lo miserável

Lordelo

Avensat
naom_61691da34cdae.jpg

Investigadores da Universidade de Essex, no Reino Unido, descobriram que pessoas que viam más notícias relacionadas à Covid-19 quando estavam nas redes sociais sofriam uma redução "imediata e significativa" na felicidade.

Tal pode acontecer em apenas dois a quatro minutos, disseram os especialistas. Porém, se os indivíduos procurassem publicações que mostrassem atos de bondade, teriam consequentemente menos chances de ficar de mau humor.

A equipa, liderada pela psicóloga Kathryn Buchanan, disse: "mesmo alguns minutos de exposição a notícias relacionadas com a Covid-19 nas redes sociais podem arruinar o humor de uma pessoa".

"Todos nós devemos estar atentos a esses efeitos e considerar equilibrar o nosso 'scrolling' obsessivo por tragédias com publicações positivas", acrescentou.

O estudo, publicado na revista PLOS One, questionou mil pessoas sobre como se sentiram depois de ler ou assistir a notícias sobre a Covid nas redes sociais.

Obtendo informações do Twitter ou do Youtube, os académicos determinaram que o ato estava associado a uma queda no positivismo e fazia os indivíduos sentirem-se menos otimistas.

Os investigadores acrescentaram: "a pesquisa demonstra que somente dois minutos de exposição a notícias negativas sobre a Covid-19 pode ter consequências negativas".

"Dado que muitas pessoas passam entre cinco a dez vezes mais tempo por dia a interagir com notícias relacionadas com a pandemia, tal provavelmente oferece uma estimativa conservadora do custo emocional em causa".

IN:NM
 
Voltar
Topo