Lordelo
Avensat
O pequeno-almoço dá o mote para o resto do dia, aumentando o estado de alerta e melhorando os níveis de concentração, explica Karolina Miskiewicz, professora na Universidade de Tecnologia de Lodz, na Polónia, no seu blog.
Mais ainda, saltar a primeira refeição do dia é errado para quem pretende perder peso, isto porque ao almoço e jantar as calorias ingeridas são absorvidas em excesso pelo organismo.
"O pequeno-almoço ajuda a manter os níveis de insulina estáveis e ao mesmo tempo reduz o risco de diabetes e de obesidade. Adicionalmente, dá energia para o resto do dia, o que por sua vez melhora a função cognitiva e o bem-estar geral", escreve Miśkiewicz.
Todavia, a questão sobre o que comer para um pequeno-almoço saudável confunde muitos de nós, que oscilam entre hidratos de carbono, proteína e gordura.
Apesar de existirem várias teorias acerca do que constitui o pequeno-almoço ideal, segundo a professora ingerir gorduras em demasia atrapalha o transporte de oxigénio para os órgãos e atrasa a digestão. Entretanto, comer alimentos ricos em proteína magra e abundantes em fibra aumenta a saciedade.
Eis, de acordo com Karolina Miskiewicz, quatro alimentos que não deve comer ao pequeno-almoço:
1. Pão com hidratos de carbono simples e rico em açúcar
Bagels ou pão branco não contêm nada mais do que açúcar e glúten - o que significa que passado pouco tempo estará novamente com fome.
2. Barras de cereais ou proteicas
Sim, trata-se de uma opção bastante prática. E a maioria destes produtos garante no rótulo serem ricos em proteína e fibra, mas a verdade é que grande parte está repleto de químicos e de açúcar.
3. Iogurtes
Iogurtes com aroma parecem ser um alimento completamente inofensivo. Contudo, muitos iogurtes incluem sabores artificiais, açúcares adicionados e calorias. Leia o rótulo e opte por versões abundantes em proteína e probióticos.
4. Batidos pré-comprados
Normalmente, apresentam um elevado teor de açúcar e são pobres em nutrientes. Se quiser ingerir um batido ao pequeno-almoço opte por prepará-lo você mesmo em casa, com fruta e sementes, por exemplo.
IN:NM