Perda de memória? Uma dança por dia, não sabe o bem que lhe fazia

Lordelo

Avensat
naom_62b960f095507.jpg

Um grupo de investigadores das universidades de Illinois e do Indiana, nos Estados Unidos, sugerem que aulas de dança de salão podem fortalecer a memória de pessoas de meia idade e idosos.

O estudo, publicado na Frontiers in Aging Neuroscience, avaliou o desempenho cognitivo de 333 indivíduos, com uma média de idades de 55 anos, e de origem latina. Os voluntários foram distribuídos por dois grupos: um deles participou em aulas de dança duas vezes por semana, durante oito meses, e os restantes fizeram aulas semanais de educação em saúde durante quatro meses.

No final dos primeiros quatro meses, foram feitos testes para avaliar a saúde cognitiva e memória. No início, ambos apresentaram resultados semelhantes, mas o grupo das aulas de dança começou a demonstrar melhores resultados nos meses seguintes.

Ao final do oitavo mês, os participantes das aulas de dança demonstraram melhorias significativas nos testes de memória. Também passaram a conseguir controlar melhor as doenças crónicas e fazer amigos com mais facilidade.

Embora não tenham estudo outros grupos étnicos ou outros estilos musicais, os cientistas acreditam que os resultados podem ser semelhantes com outras atividades do género.

IN:NM
 
Voltar
Topo