Lordelo
Avensat
Quando perde parte da audição, deixar de ouvir não é a única consequência. São várias as patologias que podem associadas. A perda pode acontecer com a idade, mas também devido a outro tipo de fatores. Os aparelhos auditivos acabam por ser a solução para minimizar os efeitos.
Segundo a revista Health Digest, são várias as consequências relacionadas com a perda de audição, que vão além do deixar de ouvir em condições. Conheça-as.
Isolamento social
Grande parte das pessoas acaba por se afastar dos grupos sociais devido ao problema de audição. Segundo um estudo de 2014, este efeito é mais visível em mulheres com mais de 60 anos.
Depressão
É outro dos efeitos mais comuns, muito relacionado com o afastamento social.
Ansiedade
A revista explica que à medida que a perda de audição aumenta, também a ansiedade cresce. Muitas vezes, as pessoas acabam por ficar com stress por não conseguirem ouvir o que está a ser dito.
Insónias
Podia até ser o contrário, uma vez que os barulhos externos podem estar mais camuflados, mas por vezes é o contrário que acontece. Acaba por ser o resultado da depressão e da ansiedade.
Declínio cognitivo
A revista aponta para os mais de 30 estudos que revelam esta consequência com a perda de audição. Acaba por ser uma relação direta, já que é complicado ouvir o que os outros dizem e manter o mesmo tipo de envolvimento.
Perda de equilíbrio
Outra das funções do ouvido passa por ajudar a manter o equilíbrio. Se a audição não está nas melhores condições, é provável que tenha mais problemas em manter-se equilibrado. As quedas podem ser frequentes, o que leva a um aumento das lesões no corpo.
IN:NM