Perigo. O sinal precoce que alerta para subida do colesterol

Lordelo

Avensat
naom_6375e7cdf1353.jpg


Pequenas manchas nas pálpebras podem tratar-se de acumulações subcutâneas de gordura, conhecidas como xantelasma, um sinal de níveis elevados de colesterol, segundo o portal WebMD.









Mais frequentes em mulheres, sobretudo as de meia idade, estas bolsas amareladas aparecem em torno dos olhos e interferem na autoestima. Apesar de não serem prejudiciais à saúde, "alguns pequenos estudos sugerem que o xantelasma pode ser um fator de risco de morte por doença coronária, mesmo que os níveis de colesterol sejam normais", diz o American Osteopathic College of Dermatology, citado pelo jornal Daily Express.





Recorde-se que o colesterol é uma gordura que o nosso organismo produz e que circula no sangue. No entanto, quando está em excesso é um fatores de risco para a ocorrência problemas cardiovasculares, como enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral.


Existem dois tipos: o HDL (o 'bom') e o LDL (o 'mau'). O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado.


Ainda assim, é possível tratar e controlar o colesterol, através de uma dieta alimentar saudável e equilibrada, prática de exercício físico regular e da toma de fármacos específicos.


Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:


Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher

IN:NM
 
Voltar
Topo