Pessoas com este hábito têm uma menor necessidade de tomar medicamentos

Lordelo

Avensat
naom_63cf067a52888.jpg


E se lhe disséssemos que dar um simples passeio pelo parque pode reduzir a necessidade de tomar medicamentos para a ansiedade, depressão, asma ou tensão arterial alta? "Pensa-se que a atividade física seja o principal fator mediador dos benefícios para a saúde dos espaços verdes quando se considera a disponibilidade ou utilização ativa desses espaços", afirma Anu Turunen, a coautora de um novo estudo e investigadora sénior do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar em Helsínquia.






Segundo os autores do estudo, publicado na revista Occupational & Environmental Medicine, desfrutar da natureza três a quatro vezes por semana está associado a um risco 36%, 33% e 26% menor de usar comprimidos para a tensão arterial, saúde mental e asma, respetivamente.





Os investigadores entrevistaram cerca de seis mil pessoas em três das maiores cidades da Finlândia. Os participantes foram questionados sobre a utilização de espaços verdes (florestas, jardins, parques, cemitérios e, entre outros, jardins zoológicos) e azuis (lagos, rios e mar) até um quilómetro de distância das suas casas.


Ainda assim, "não podemos afirmar com certeza se foi a proximidade ou utilização dos espaços verdes que levou à redução do uso de medicamentos", considera Lincoln Larson, professor associado na Faculdade de Recursos Naturais da Universidade Estadual da Carolina do Norte, que não participou neste estudo.

IN:NM
 
Voltar
Topo