Peste negra: Saiba tudo sobre a pandemia mais devastadora da História

Lordelo

Avensat
naom_5f04341578359.jpg

O caso suspeito de peste negra, detetado na região autónoma da Mongólia Interior, já foi confirmado pela China, avançou a BBC esta terça-feira. Não se sabe como o paciente foi infetado, mas o país está alerta para mais casos.

A peste é uma das doenças mais mortais da História da humanidade, mas agora pode ser facilmente tratada com antibióticos.

O que é a peste bubónica?

Segundo a BBC, a peste é uma doença infecciosa potencialmente letal causada por bactérias chamadas Yersinia pestis que vivem em alguns animais - principalmente roedores - e nas suas pulgas. A peste bubónica é a forma mais comum da doença. O nome vem dos sintomas que causa - dor e inchaço nos linfonodos (conhecidos como gânglios linfáticos) ou 'bolhas' na virilha ou nas axilas.

De 2010 a 2015, foram registrados 3.248 casos em todo o mundo, dos quais 584 morreram. Historicamente, também foi chamada de peste negra, em referência ao escurecimento gangrenoso e à falência de certas partes do corpo, como os dedos das mãos e dos pés.

Quais são os sintomas?

De acordo com o mesmo artigo, uma pessoa geralmente mostra sintomas de peste bubónica entre dois e seis dias após a infeção. Juntamente com os linfonodos aumentados e sensíveis, que podem ser do tamanho de um ovo de galinha, outros sintomas incluem febre, calafrios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço. A peste também pode afetar os pulmões, causando tosse, dor no peito e dificuldade em respirar. As bactérias também podem entrar na corrente sanguínea e causar septicemia, que pode levar a danos nos tecidos, falência de órgãos e morte.

Como é feito o contágio?

Picadas de pulgas infetadas
Contacto com animais infetados, como ratos
Inalação de gotículas respiratórias infetadas
Cães e gatos domésticos podem ser infetados por picadas de pulgas ou pela ingestão de roedores doentes
A infecção também pode entrar no corpo através de um corte na pele

Como é tratada nos dias de hoje?

O tratamento imediato com antibióticos é vital. O diagnóstico precoce pode salvar vidas.

Poderia haver um novo surto ou pandemia?

A peste ainda existe em muitas partes do mundo. Nos últimos anos, houve surtos na República Democrática do Congo e Madagascar. Embora a praga tenha sido a causa de surtos generalizados de doenças nos tempos medievais, os surtos de hoje em dia são pequenos.

IN:NM
 
Voltar
Topo