Pinterest também guarda IP dos utilizadores

yourfault

Avensat
Amigos Avensat
original.aspx



Não é só o Facebook que guarda informação pessoal dos seus utilizadores. O Pinterest, uma das redes sociais que mais cresceu em 2012, também o faz. Saiba o que isso poderá significar para os utilizadores dos "pinboards virtuais" e como se precaver.


Apesar de poder não parecer (visto que, em Portugal, esta rede social ainda não é muito utilizada), o Pinterest foi uma das redes sociais que mais cresceu em 2012. Com quase 12 milhões de utilizadores neste momento, os "pinboards" virtuais acumulam 105 milhões de visitas mensais a nível mundial, atraindo, sobretudo, o sexo feminino.


O aspeto simples e o caratér muito visual desta rede social são um forte atrativo para quem quer guardar projetos ou ideias a executar no futuro, mas a aparente "nudez" de conteúdo, imposta pela predominância da imagem, pode fazer esquecer o facto de que esta rede, como qualquer outra rede social, também acumula muita informação sobre os seus utilizadores.


É nesse sentido que uma empresa de segurança online decidiu deixar o alerta: não é só o Facebook que guarda informação pessoal dos seus utilizadores. O Pinterest em especial, como tantas outras redes, também faz "tracking" e, por isso, os mais cautelosos deverão ter alguns cuidados na sua utilização. Entre os dados guardados pela página do Pinterest estão o endereço de IP e a última página visitada pelo utilizador, garante a Kaspersky Lab.


Para limitar a informação acumulada por esta e outras redes sociais, a empresa aconselha os utilizadores a utilizarem "browsers que ofereçam ajustes para minimizar o rastreamento e a configuração dos dispositivos móveis para limitar os dados que são partilhados". Um dos instrumentos que os utilizadores podem utilizar para os auxiliar nesta tarefa é o "Do Not Track", disponível nos principais browsers. Hackers roubam emails de contas do Pinterest, Twitter e Tumblr E já que se fala de proteção de informação, uma outra notícia que veio, esta sexta-feira, a público pode fazer alguns utilizadores pensar duas vezes na altura de utilizar as redes sociais. Segundo adianta a Wired, uma falha de segurança na empresa Zendesk (que oferece soluções para lidar com o apoio ao cliente) poderá ter comprometido o Pinterest, bem como o Tumblr e o Twitter.
A falha de segurança foi detetada na quinta-feira à noite e anunciada online. De imediato, o Tumblr avisou os utilizadores afetados, comunicação que também foi feita, no entretanto, pelas outras duas redes sociais. Na publicação da Zendesk, pode ler-se que o sistema da empresa foi "hackeado", comprometendo os dados guardados por três dos seus clientes (Twitter, Tumblr e Pinterest, apurou a Wired).

Os dados potencialmente roubados consistiam em endereços de email de utilizadores que entraram em contacto com os serviços de apoio destas redes sociais, bem como o motivo que os levou a pedir assistência. As passwords das contas em questão mantiveram-se, no entanto, preservadas (o mesmo não se pode dizer dos números de telemóvel associados a algumas contas, adianta também a Wired).







JN
 
Voltar
Topo