Portagens : Telefones fintam pórticos

M

men

Visitante
Uma empresa da Covilhã inventou um programa para telefones que indica ao condutor de um automóvel como fugir aos pórticos de portagem na auto-estrada da Beira Interior, explicou um dos criadores à agência Lusa.
adbf51135ffdde61128af023e3e6801187deb60e.jpg

A aplicação com o nome "A23 evitar pórticos" foi desenvolvida pela firma Estrela Sustentável, funciona em dispositivos iPhone e custa 79 cêntimos, referiu David Ferreira, programador.

O telefone emite sinais sonoros dois quilómetros antes de cada saída que é preciso seguir para evitar pórticos na auto-estrada.

Depois, indica num mapa, no visor do telefone, uma estrada alternativa e emite outro aviso quando já é possível voltar à A23, sem pagar portagens.

A empresa está a desenvolver o mesmo programa para a auto-estrada A25, entre Aveiro e Vilar Formoso, e vai disponibilizar versões para dispositivos móveis que funcionem com a plataforma Android.

David Ferreira e Alexandre Silva, programadores, criaram a aplicação para pouparem dinheiro nas viagens a Lisboa e só depois se lembraram de a vender ao público.

"É também uma forma de protesto" contra o pagamento de portagens, sublinha David Ferreira.

O programa já conta com mais de 200 utilizadores e os criadores acreditam que o número vai crescer no inverno, sobretudo no Natal, época em que mais pessoas visitam a Serra da Estrela.

A empresa Estrela Sustentável dedica-se ao desenvolvimento de programas para computador e dispositivos móveis.

"A23 evitar pórticos" é uma aplicação nativa para iPhone que utiliza mapas Bing da Microsoft e os guarda em memória - ou seja, durante a viagem é necessário ter GPS activo, mas o programa dispensa ligação à Internet, desde que os mapas tenham sido carregados.

cm
 
Voltar
Topo