O Porto Canal vai apresentar esta quarta-feira, como match sponsor do FC Porto x Rio Ave, o logótipo que será a nova imagem do canal a partir de segunda-feira, dia 11 de Janeiro. O novo logótipo é composto por duas dimensões: um ícone alusivo a várias pontes, representando o meio de união e de comunicação pelo país e o lettering que põe em evidência a palavra Porto.
O logótipo foi inspirado em quatro elementos: na Esfera Armilar, como instrumento de navegação que norteou os portugueses na época dos Descobrimentos e cujo objetivo é elencar a expansão do canal pelo país; as pontes são entendidas como meio de união, "do Porto para o mundo", o microfone também serviu de inspiração, porque dá voz a todos os intervenientes do canal e o Futebol Clube do Porto, numa associação ao seu logótipo.
A partir do dia 11 de Janeiro a estação televisiva, a única com praticamente 100% de produção portuguesa própria, surge renovada. Depois de ter sido adquirido pelo FC Porto e de o clube ter investido em melhoramentos, tanto a nível qualitativo, como tecnológico, o canal sofreu alterações que lhe vão permitir atingir novos níveis de excelência.
As transformações, segundo o canal, traduzem-se com particular impacto na melhoria da qualidade do som e da imagem (HDTV). As novas mudanças prendem-se também com o investimento em mais horas de conteúdos relativos ao FC Porto, mais emissões de directos dos jogos do FC Porto equipa B, FC Porto Sub 15, FC Porto Sub 17 e FC Porto Sub 19 que serão transmitidos, a partir de segunda-feira, em alta definição e o mesmo vai acontecer com os de outras modalidades como o andebol, o basquetebol e o hóquei em patins.
Nesta nova fase o canal vai apostar em novos programas de entretenimento, informação e desporto e aumentar e o horário de emissão iniciando-a às 8h da manhã, com o programa "Acordar". A grelha de programação do Porto Canal também será mais variada e diversificada. O canal vai continuar a contar com alguns dos programas que já emitia anteriormente, de que é exemplo "Caminhos da História" apresentado por Joel Cleto. Contudo serão feitas novas apostas, a nível da informação, um dos novos investimentos será o programa "Histórias com Futuro", apresentado por Emídio Gomes e Ricardo Luz.
Os pivots mantêm-se os mesmos, mas no concurso "Azul ou Branco" vai ter uma cara nova, assim como no "Sem Rede", o programa de domingo à noite. O concurso com Carina Caldeira e o "Sem Rede" é apresentado por Joana Pinto da Costa. Em ambos terão a companhia de Tiago Girão. Como novos apresentadores, por exemplo, os irmãos Guedes e o maestro Rui Massena, no novo programa "De Letra".
No que refere ao entretenimento de uma colaboração do Porto Canal com a Farol de Ideias nasce o programa em formato de concurso "Azul ou Branco" (apresentado por Carina Caldeira e Tiago Girão e com a participação de Joel Cleto), que vai ter uma dimensão cultural e pedagógica que procura captar um público transversal e de todas as idades.
De 2ª a 5ª feira à noite será emitido o novo programa "De Letra" no qual são abordados os mais variados temas da actualidade e que é apresentado por seis figuras de relevo do país, cada uma delas apresenta uma edição diária. Outra aposta do canal prende-se com o programa "A falar é que a gente se entende", onde se debatem questões relativas às várias religiões, com convidados diferentes em cada edição. De forma a valorizar o que é feito e produzido no território a norte do país foi incluído na nova grelha o programa já referido "Histórias com futuro" sobre os negócios e empresas do território Norte.
Já no segmento desportivo, o "Jornal de Desporto" será um novo espaço de informação, criado com o objetivo de apresentar toda a atualidade transversal de todas as modalidades desportivas e não exclusivamente a conteúdos relativos ao FC Porto, programa que procura apelar à audiência de todo o país e não apenas aos adeptos do clube azul e branco.
O canal conta com novas instalações no estádio do Dragão, onde foi construído um novo centro de produção. O estúdio da Senhora da Hora foi requalificado com as mais recentes tecnologias, melhorando a experiência do telespectador, com elevados progressos a nível da qualidade do som e da imagem, que agora será transmitida em alta definição, particularmente nas transmissões dos jogos.
Através deste investimento e de todos os melhoramentos efectuados, o Porto Canal pretende fazer com que o público de todo o território, sinta mais a cultura, a informação, o entretenimento e o desporto, com mais horas de emissão e com uma melhor oferta.
IN
ORTO CANAL