Porto. PSP multa autocarro elétrico da STCP por usar luzes ilegais

Lordelo

Avensat
naom_5d56f196c3859.jpg

Um dos cinco novos autocarros elétricos que a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) comprou há "poucas semanas" e que já estão em serviço, no Porto, foi multado numa operação STOP, esta manhã, por circular com uma faixa azul que apenas veículos da polícia e os de prestação de socorro podem usar. As informações foram reveladas pela .






Os documentos do autocarro foram apreendidos pela Polícia de Segurança Pública (PSP) e este ficou impedido de circular.


A medida, avança ainda o canal, é justificada pela força de segurança com o artigo 23 do Código da Estrada - sobre sinais luminosos -, onde se pode ler, no ponto 3, que "os veículos de polícia e os veículos afetos à prestação de socorro ou de serviço urgente de interesse público podem utilizar avisadores luminosos especiais".


"Não é permitida em quaisquer outros veículos a instalação ou utilização dos avisadores referidos nos números anteriores", explicita o mesmo artigo no ponto cinco.


Já quem "infringir o disposto no n.º 5 é sancionado com coima de (euro) 500 a (euro) 2500 e com perda dos objetos, devendo o agente de fiscalização proceder à sua imediata remoção e apreensão ou, não sendo ela possível, apreender o documento de identificação do veículo até à efetiva remoção e apreensão daqueles objetos".


A STCP já veio referir que todas as viaturas estão homologadas pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

IN:NM
 
Voltar
Topo