PortScan & Stuff – A sua rede não esconde segredos

Thunderkill

Avensat
Amigos Avensat
Conhecermos quem anda na nossa rede é uma das formas de nos mantermos em segurança e sem visitantes indesejados. Por vezes, e no caso das redes wireless, é complicado saber quem anda na nossa rede e o que andam a fazer.

Uma das ferramentas que podem usar para detectar quem anda na vossa rede é usarem um software que verifica quem está a usar os IP’s dessa rede. O PortScan & Stuff é uma dessas ferramentas.

portscan_1.jpg


O PortScan & Stuff permite que realizem diversas sondagens à vossa rede e descobrirem os computadores e outros dispositivos que estão a usá-la.

Esta informação permite por um lado que vejam quem está a usar a rede e por outro lado ver que portos e partilhas estão disponíveis. Podem ainda ver outros dados referentes a cada um desses equipamentos, tais como o MacAdress, o hostname e o IP em uso.

Para além dessa informação que é mostrada no primeiro separador, o PortScan & Stuff tem ainda disponíveis mais dois separadores com informação útil.

O primeiro permite pesquisarem por um equipamento específico, onde podem ver a mesma informação anterior, mas apenas para esse equipamento.

O segundo separador permite pingarem um endereço ou um IP que definam. Esse ping pode ser feito em três modos distintos.

O primeiro faz apenas três curtos pings, o segundo efectua um teste maior e o terceiro é um teste em que não existe um número definido para os pings (devem indicar quando pretendem que termine).

A informação que o teste de ping apresenta é completa. O número de pings enviados, o número de pings recebidos, o tempo médio de resposta e o tempo mínimo e o máximo.

portscan_2.jpg


Usem esta ferramenta para verificarem como está a vossa rede, em termos de terminais em uso. Podem pesquisar equipamentos dando um intervalo de IP’s ou definindo um IP ou nome específico.

A informação que o PortScan & Stuff vos disponibiliza permitirá aumentar ou corrigir a segurança da mesma e eliminar problemas em determinados computadores.



 
Voltar
Topo