Portugal é o único país resgatado em que a venda de carros subiu

yourfault

Avensat
Amigos Avensat
ng2555008.JPG

Apresentação dos novos Class S, da Mercedes, uma das poucas marcas a registar aumento nas vendas este ano



Entre os países com programas de assistência financeira na União Europeia, Portugal é o único em que as vendas de carros subiram, ainda que ligeiramente, entre janeiro e maio deste ano quando comparado com o mesmo período de 2012.

Segundo dados da Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) divulgados esta sexta-feira, as vendas em Portugal cresceram 0,9% nos primeiros quatro meses do ano contra as quedas de 44,4% do Chipre, 13,3% da Irlanda e 9,8% da Grécia. A Espanha, que não está formalmente em resgate, também viu as vendas de carros caírem 6,7%.

Apesar do comportamento ligeiramente positivo do mercado em Portugal, a tendência está a inverter-se já que em abril, a queda no mercado português foi evidente, registando um valor de -4,4% relativamente ao mesmo mês de 2012.

Globalmente, o mercado europeu cresceu pela primeira vez em abril (+1,7%), uma situação que não se verificava desde setembro de 2011.

No entanto, em termos acumulados, a Europa continua com uma queda de 7,1% entre janeiro e abril quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Os maiores países da União Europeia registaram quedas nas vendas, com a exceção do Reino Unido (+8,9%). Espanha (-6,7%), Alemanha (-8,5%), Itália (-12,3%) e França (-12,3%), foram aqueles que mais contribuíram para o desempenho negativo a nível europeu em termos acumulados.

Em termos de construtores automóveis, o grupo Volkswagen (VW, Audi, Seat, Sköda) continua a liderar o mercado, com vendas de 997186 carros entre janeiro e abril, mas com uma queda de 7,1%, o mesmo acontecendo com o grupo PSA Peugeot Citroen (-14%), Renault (-4,9%) e grupo General Motors (Opel e Chevrolet), com -10,5%.

Dos poucos a crescer em vendas nos primeiros quatro meses, foram o grupo Daimler (Mercedes e Smart) com 2,8%, a Kia (4,1%), Jaguar Rand Rover (13,9%) e Honda (14%).









JN
 
Voltar
Topo