Portugal reduz cortes na agricultura para metade

yourfault

Avensat
Amigos Avensat
Corte previsto na proposta de Novembro era de mil milhões. Mas Portugal terá direito a um envelope extra de 500 milhões.
O novo quadro financeiro plurianual vai dar menos verbas a Portugal no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC) face ao quadro anterior. Mas as perdas serão afinal "apenas" metade do que estava previsto na proposta que o presidente do Conselho Europeu apresentou em Novembro.

A nova proposta de Herman Van Rompuy - que estabelece um tecto de 960 mil milhões para o orçamento europeu até 2020 -, mantém um corte de mil milhões de euros nos fundos para a agricultura - cerca de 25% face ao quadro anterior. Mas concede um envelope suplementar de 500 milhões de euros, pelo que as perdas ficam reduzidas a metade do que estava previsto.

Recorde-se que o Público noticiou ontem que Lisboa iria pedir um bónus de 900 milhões de euros para a agricultura e o desenvolvimento rural. Portugal conseguiu garantir 500 milhões desse valor.

Os líderes europeus continuam reunidos em Bruxelas para chegar a um acordo sobre a distribuição dos fundos comunitários do novo quadro financeiro 2014 - 2020. No entanto, parece já haver consenso em torno dos limites da nova proposta de orçamento de Van Rompuy: 960 mil milhões de euros em compromissos e cerca de 908 mil milhões em pagamentos efectivos.






economico
 
Voltar
Topo