Praia matou saudades do Carnaval após dois anos sem festa em Cabo Verde

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador
"A primeira vez foi em 2020, antes da pandemia (...) vim eu e a minha irmã", contou à Lusa Rosalina Rosa, 56 anos, que pela segunda vez na vida, com um interregno de dois anos devido à pandemia de covid-19, voltou a desfilar na avenida Cidade de Lisboa, centro da capital cabo-verdiana, perante milhares de pessoas entusiasmadas nas bancadas do 'sambódromo' ali improvisado.

"Gosto muito de ver o desfile, é uma coisa bonita, fico muito orgulhosa. Escolhi a ala das mais velhas e então participei no primeiro ano", recordou, sobre o desfile que aconteceu poucos dias antes de a pandemia de covid-19 também chegar a Cabo Verde e deixar, em 2021 e 2022, em suspenso a maior festa popular do arquipélago.

"Tinha muitas [saudades]. Fiquei a dançar em casa, só saudades", desabafou ainda, enquanto ultimava o aquecimento final, entre o balançar do corpo, ou não fosse o seu papel o de bailarina baiana, ao lado dos mais de 350 companheiros do grupo "Vindos do Mar", um dos quatro que integra a competição oficial no Carnaval da Praia.

Como é habitual, o mar é o tema principal na música e na alegoria do grupo da Achada Grande Frente, que reúne foliões de outros bairros vizinhos, o que não deixa dúvidas a Rosalina, dona de uma marisqueira junto ao cais da Praia: "É por isso que gosto de participar no grupo".

Enquanto Rosalina preparava o vestido, Sidney da Rosa, o diretor-executivo do grupo, não tinha mãos a medir com os últimos pormenores para a saída do grupo, depois das 18:00 locais (19:00 em Lisboa), como de resto também já é habitual no Carnaval da Praia, já com mais de uma hora de atraso.

"O nosso enredo é uma homenagem ao mar", contou, garantindo que após a ausência provocada pela pandemia todos estavam ansiosos pelo regresso ao desfile, que o grupo faz desde 2007.

"Todo o nosso bairro estava com muita falta, três anos sem Carnaval, ficaram todos motivados", garantiu, contabilizando entre 350 a 400 o número total de figurantes do grupo a desfilar hoje. Sidney coordena também uma equipa de sete pessoas responsável pelo andor ou carro alegórico do grupo, também dedicado ao tema do mar, preparado desde o final de janeiro.

"Já tinha saudades dos meus andores", atirou.

Antes da competição oficial, que envolve ainda os grupos "Sambajo", "Bloco Afro Abel Djassi" e "Vindos d'Africa", prolongando o desfile noite dentro, a festa abriu com os tradicionais 'mandingas' a percorreram a avenida ao som dos tambores. Totalmente pintados de preto, tradição chegada presumivelmente da Guiné-Bissau e de São Tomé e Príncipe, são agora figuras obrigatórias no Carnaval de Cabo Verde e por tradição anunciam a festa desde as semanas anteriores até ao seu "enterro".

Quase na frente do grupo "Mandingas do Norte", da Praia, seguia Carlos Gomes, 43 anos e há nove a impor respeito nesta coreografia tipicamente africana do Carnaval: "Já estamos há um mês a sair, todos os domingos, a anunciar o Carnaval. Mas hoje é o dia principal".

Nos últimos dois anos as saídas dos 'mandingas' foram feitas quase individualmente e só agora a pandemia permitiu retomar a normalidade do passado e uma tradição que na Praia ainda é essencialmente alimentada pelos naturais de ilhas a norte, como São Vicente, terra de Carlos.

"Queremos trazer para a Praia os 'mandingas'. 'Mandinga' é cabo-verdiano", garantiu, enquanto se multiplicava entre a atenção à dança, à música e aos tambores, e às fotos pedidas pelos turistas.

"Estou gripado, mas estou aqui", atirou, entre sorrisos disfarçados pela pose séria da 'função'.

Tradições africanas misturadas com o som do samba levadas ao desfile da capital cabo-verdiana também pelos imigrantes da Guiné-Bissau em Cabo Verde, a maior comunidade estrangeira e há muito enraizada localmente, como explicou à Lusa Osório Mango.

"Estamos cá justamente para reviver o que é a nossa tradição lá em Bissau", explicou, durante o desfile de hoje, o presidente da Associação dos Guineenses residentes em Cabo Verde.

Com dezenas de jovens guineenses a desfilar, a coreografia deste grupo centrou-se na música e dança da etnia 'papel', tal como já faziam antes da pandemia de covid-19.

"No fundo estamos a fazer uma demonstração da cultura guineense a partir de Cabo Verde", contou ainda Osório Mango, de 40 anos e natural de Bissau, há 17 a viver na Praia.

O desfile de Carnaval na avenida principal da capital cabo-verdiana prolonga-se ainda durante toda a noite de hoje, com grupos organizados e foliões que se juntam à festa nas imediações.

Leia Também:

Voltar