Prepare a carteira: Combustíveis voltam a subir (em força) na próxima semana

Lordelo

Avensat
Vêm aí más notícias para os condutores portugueses. Os preços dos combustíveis voltam a subir na próxima semana: “A evolução das cotações em euros aponta para uma subida dos preços em 8 cêntimos por litro na gasolina e 10 cêntimos por litro no gasóleo”, adiantou fonte de uma das principais petrolíferas nacionais à Multinews.


Na mesma linha, os preços dos postos junto aos hipermercados seguem a tendência do mercado, com uma “subida de 0,0716 euros na gasolina e um aumento de 0,0991 euros no gasóleo”, avançou outra fonte.


Os preços dos combustíveis estiveram a desvalorizar durante quatro semanas consecutivas. No entanto, com os aumentos desta semana e da próxima, que anulam estas descidas, tanto a gasolina como o gasóleo voltam a custar o mesmo que em agosto. No caso da gasolina simples, um litro passará a valer 1,839 euros, enquanto que o gasóleo deverá aumentar para os 1,856 euros por litro.


Isto quer dizer que encher um depósito com 60 litros de gasolina passa a custar mais 5,40 euros na próxima semana. Já a fatura para atestar um tanque de gasóleo vai ficar seis euros mais cara.


A contribuir para o forte aumento dos preços está o anúncio da aprovação do oitavo pacote de sanções da UE contra a Rússia. O pacote formalmente acordado ontem “introduz na legislação da UE a base para estabelecer um limite de preços relacionado com o transporte marítimo de petróleo russo para países terceiros e mais restrições ao transporte marítimo de petróleo bruto e produtos petrolíferos para países terceiros”, de acordo com um comunicado de imprensa do Conselho Europeu.


Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro do gasóleo simples em Portugal custa atualmente 1,756 euros por litro, enquanto que o da gasolina simples 95 vale 1,749 euros. O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 11ª gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 19ª posição do ranking europeu.

in.mULTINEWS
 
Voltar
Topo