Lordelo
Avensat
Um homem foi detido pela polícia e conduzido a uma esquadra de Paris. O seu crime? Ter ousado comer um bolo na rua!
"Estava ainda com o guardanapo de papel na mão para deitá-lo no lixo", justifica-se David Ambroise ao matutino Ouest France.
Um agente que já o vigiava mal saiu da pastelaria dirigiu-se de imediato ao infrator e pediu-lhe a identificação.
"Disse-me que deveria ter escolhido outra altura para comer o bolo, e que não o podia fazer na rua", explica o informático.
"Fiquei furioso e disse-lhe que estava louco. Foi nesse momento que os olhos dele começaram a revirar e ordenou-me a entrar no carro da polícia".
Ato imediato, ligou as sirenes e levou-o de imediato para uma das esquadras da capital francesa. Outro agente, que já estava no interior da viatura proibiu-o de tocar no telemóvel.
Minutos depois, o infrator foi libertado, com a polícia a informá-lo de que iria ser intimado em breve para ir responder a tribunal por quatro delitos.
Se for considerado culpado pelo juiz, terá de pagar uma multa de 135 euros por ter desrespeitado o uso obrigatório da máscara de proteção.
As outras três penalizações, de 68 euros cada, devem-se a desacatos por não ter aceitado as ordens do agente policial.
"Ser preso por comer um bolo na rua é louco; é uma situação completamente louca!", indigna-se David Ambroise.
Desde 28 de agosto que é obrigatório o uso de máscaras de proteção em toda a cidade de Paris por pessoas com mais de 11 anos de idade, assim como em mais de 13 mil localidades de França.
A medida visa travar o elevado número de contágios por Covid-19 que o país tem registado nas últimas três semanas.
IN:CM