Lordelo
Avensat
Chamam-lhe 'assassino silencioso' e não é por acaso. O colesterol elevado raramente provoca sintomas. No entanto, existem exceções. A acumulação da gordura do colesterol pode alojar-se na parede das artérias e resultar em doença arterial periférica (DAP), dando origem a sintomas muito dolorosos.
Segundo o médico Sunjay Wagle, da Cardiovascular Labs of America, nos Estados Unidos, cãibras nos músculos 'primeiro sinal' de DAP é uma cãibra dolorosa nos gémeos, por exemplo, após certas atividades, como caminhar ou subir escadas.
"O nosso corpo é incrivelmente inteligente. Precisamos de ouvir as nossas pernas. Se tiver dores nas pernas enquanto caminha, mas melhora em reposo, deve conversar com um médico. (...) É um sinal de alerta sério", alerta.
Segundo a rede de saúde CUF, eis os sintomas de DAP a que deve prestar atenção:
- Dor nas pernas ao caminhar (claudicação);
- Sensação de dormência ou fraqueza nas pernas;
- Pés e pernas mais frios e/ou mais pálidos;
- Feridas que não cicatrizam;
- Dor nos pés ou nos dedos durante o repouso;
- Pele mais escura ou azulada.
Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL (o 'bom') e o LDL (o 'mau'). O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado.
Quando está em excesso, o colesterol é responsável pelos depósitos de gordura nas paredes das artérias e um dos fatores de risco para a ocorrência de doenças cardiovasculares.
IN:NM