Primeiros reembolsos de IRS começam hoje a chegar aos contribuintes

Lordelo

Avensat
naom_5e5fa20ab4bd0.jpg

Os reembolsos de IRS começam esta sexta-feira a chegar às contas dos contribuintes, anunciou o Ministério das Finanças, uma vez que os primeiros foram processados cinco dias úteis após o início da campanha do IRS, que arrancou a 1 de abril. O Fisco promete ainda que os reembolsos vão entrar em "velocidade de cruzeiro".






"A Autoridade Tributária e Aduaneira(AT) processou os primeiros reembolsos de IRS, que chegam hoje à conta dos contribuintes, cinco dias úteis depois do início da entrega das declarações de IRS referentes aos rendimentos de 2021", pode ler-se num comunicado do gabinete do ministro das Finanças, Fernando Medina, ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso.


A tutela adianta ainda que, "a partir de hoje, o processamento de reembolsos entra também em velocidade de cruzeiro, demorando cerca de três dias úteis entre o processamento da ordem de reembolso (após liquidação da declaração) e a entrada na conta bancária do contribuinte".


Os dados do Ministério das Finanças revelam ainda que, até às 18h00 do dia 7 de abril, foram submetidas mais de 1,3 milhões de declarações de IRS, das quais quase metade (48%) foram submetidas através do IRS Automático.


"A campanha, que se iniciou no dia 1 de abril, está a decorrer com normalidade e sem constrangimentos, podendo os contribuintes entregar a sua declaração de rendimentos até ao dia 30 de junho, independentemente da categoria de rendimentos", garantem ainda as Finanças.


O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, revelou, , que o processamento dos reembolsos do IRS se deveria iniciar na primeira quinzena de abril, devendo os contribuintes abrangidos pelo IRS automático estar entre os primeiros contemplados.


Para o secretário e Estado dos Assuntos Fiscais, "não há nenhum motivo" para que este ano não se regresse aos prazos de reembolsos observados no período pré-pandemia e que "andam à volta dos cerca de 17 dias em média", após a entrega da declaração.


Contudo, face ao anunciado esta sexta-feira, significa que o prazo será ainda mais curto do que o estimado.

IN:NM
 
Voltar
Topo