Os carros movidos a hidrogénio pela BMW já se encontram a circular em estrada. Com o objetivo de testar esta tecnologia, a marca alemã construiu -sabe-se agora - 100 protótipos do modelo iX5 capazes de percorrer um total de 504 quilómetros, graças ao tanque de 6kg de hidrogénio.
"O hidrogénio é uma fonte de energia versátil que tem um papel fundamental a desempenhar no processo de transição energética e, por conseguinte, na proteção do clima. Afinal, é uma das formas mais eficientes de armazenamento e transporte de energias renováveis. Devemos utilizar este potencial para acelerar também a transformação do sector da mobilidade. O hidrogénio é a peça que falta no quebra-cabeças quando se trata de mobilidade sem emissões. Uma tecnologia por si só não será suficiente para permitir uma mobilidade neutra do ponto de vista climático em todo o mundo", afirmou Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG.
Este modelo conta com uma potência total de 401 cv, sendo que 170 sao gerados pelo sistema de célula de combustível. No que diz respeito ao consumo em estrada, segundo os números oficiais da marca, este iX5 gasta 1,19 kg de hidrogénio a cada 100 km percorridos. A bateria oferece 170 kW de capacidade.
Em termos de performance, o iX5 Hydrogen é capaz de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de seis segundos e uma velocidade máxima superior a 180 km/h.
"O hidrogénio é uma fonte de energia versátil que tem um papel fundamental a desempenhar no processo de transição energética e, por conseguinte, na proteção do clima. Afinal, é uma das formas mais eficientes de armazenamento e transporte de energias renováveis. Devemos utilizar este potencial para acelerar também a transformação do sector da mobilidade. O hidrogénio é a peça que falta no quebra-cabeças quando se trata de mobilidade sem emissões. Uma tecnologia por si só não será suficiente para permitir uma mobilidade neutra do ponto de vista climático em todo o mundo", afirmou Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG.
Este modelo conta com uma potência total de 401 cv, sendo que 170 sao gerados pelo sistema de célula de combustível. No que diz respeito ao consumo em estrada, segundo os números oficiais da marca, este iX5 gasta 1,19 kg de hidrogénio a cada 100 km percorridos. A bateria oferece 170 kW de capacidade.
Em termos de performance, o iX5 Hydrogen é capaz de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de seis segundos e uma velocidade máxima superior a 180 km/h.
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