Putin promulga lei que protege a língua russa de palavras estrangeiras

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador
Esta lei tinha sido aprovada em 'primeira leitura', em dezembro, pelos deputados da câmara baixa da Duma (Parlamento), tendo sido agora promulgada por Putin.


"Ao usar o russo como língua oficial da Federação Russa, não é permitido o uso de palavras e expressões que não correspondam às normas da língua literária russa moderna", afirma a nova lei.

A exceção "são palavras estrangeiras que não têm análogos na língua russa e cuja lista é recolhida por dicionários padrão", acrescenta.

Esta lei, que segue o caminho de outras línguas como o francês, visa proteger o idioma do "uso excessivo" de palavras estrangeiras.

Agora, o Governo russo deve determinar o mecanismo para a elaboração de gramáticas, dicionários e outros manuais que incluam as normas linguísticas obrigatórias.

O objetivo é promover o uso correto do idioma em todos os níveis da administração pública.

O uso de palavras estrangeiras explodiu desde a queda da União Soviética e a abertura da Rússia ao Ocidente em 1991, mas especialmente com a popularização das tecnologias digitais e redes sociais entre crianças e jovens russos.

Os autores da lei enfatizaram que o russo desempenha um papel unificador na Federação Russa, um estado com quase 200 grupos étnicos.

De acordo com o Instituto Pushkin, cerca de 258 milhões de pessoas falam russo no mundo, principalmente no espaço pós-soviético.

Leia Também:

 
Voltar
Topo