Quais são os animais mais vulneráveis à Covid-19? Estudo descobriu

Lordelo

Avensat
naom_5b10f07805fcc.jpg

Num novo estudo, publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, afirmam que outros animais, além dos humanos, podem estar vulneráveis à Covid.19.

A equipa internacional usou a análise genómica para comparar o principal receptor celular do vírus em humanos - a enzima conversora da angiotensina-2, ou ACE2 - em 410 espécies diferentes de vertebrados, incluindo aves, peixes, anfíbios, répteis e mamíferos.

"Animais com todos os 25 resíduos de aminoácidos correspondentes à proteína humana podem correr maior risco de contrair SARS-CoV-2 pela ACE2", afirmou umas das autoras do estudo, Joana Damas, num comunicado enviado à imprensa. Segundo a especialista, quanto mais diferente da ACE2 humana forem os resíduos da ACE2 em espécie animal, menor a probabilidade de ficar infetado como o novo coronavírus.

Assim, de acordo com a investigação, muitas espécies de primatas, como o gorila-ocidental-das-terras-baixas e o orangotango-de-sumatra, correm grande risco. O hamster-chinês e alguns animais marinhos, como a baleia-cinzenta e o golfinho Tursiops, também. A probabilidade de o SARS-CoV-2 se conectar à ACE2 é médio para gados, ovelhas e gatos e é baixo para cães, cavalos e porcos.

Em casos nos quais tigres, gatos, hamsters e leões contraíram o vírus, é possível que o micro-organismo tenha usado outro receptor além do ACE2 para entrar nas células.

Mais pesquisas devem ser feitas para confirmar estes resultados.

IN:NM
 
Voltar
Topo