Lordelo
Avensat
A vitamina D é uma das vitaminas mais importantes para a nossa em saúde geral, tornando extremamente preocupante o facto de que o seu défice permaneça bastante elevado entre a generalidade da população.
Novas pesquisas do Departamento de Saúde e Assistência Social (DHSC), no Reino Unido, revelam que um em cada seis adultos sofrem de défice de vitamina D.
A falta de vitamina D pode levar a uma menor imunidade contra infeções, bem como estimular o desenvolvimento de problemas de saúde como dores nos ossos e nas costas, fadiga e dor muscular, vários cancros - mama, cólon e próstata - doença cardíaca, depressão e ganho de peso.
No entanto, mudanças simples na sua dieta podem ajudar a aumentar a ingestão de vitamina D e a manter a saúde como um todo, de acordo com Signe Svanfeldt, a principal nutricionista a operar na popular aplicação de nutrição popular Lifesum.
Quais são os quatro alimentos que ajudam a aumentar a ingestão de vitamina D?
A ingestão recomendada de vitamina D é de 10 microgramas por dia. Svanfeldt revelou os quatro melhores alimentos para aumentar o consumo da substância - a saber:
Peixes gordos
Tipos gordurosos de peixes como salmão, truta e cavala são algumas das melhores fontes de vitamina D. O salmão tem aproximadamente 12,5 microgramas de vitamina D/100 g, mas a quantidade de vitamina D no peixe geralmente depende da dieta do animal.
Gema do ovo
Para aqueles que excluem o peixe da sua dieta, a gema do ovo é a próxima melhor fonte de vitamina D com cerca de quatro microgramas de vitamina D/100 g.
Cogumelos
Enquanto a quantidade de vitamina D em alimentos à base de plantas é bastante baixa, os cogumelos que são expostos à luz UV tendem a conter uma quantidade saudável de vitamina D.
Laticínios fortificados/bebidas vegetais
Alguns produtos como laticínios e variantes à base de plantas são fortificados, aumentando assim os níveis de vitamina D na sua composição.
IN:NM