Lordelo
Avensat
A fibra não é digerida no estômago e por isso acaba no cólon, onde alimenta as bactérias do intestino, apresentando assim vários benefícios para a saúde.
De acordo com um artigo publicado no portal Healthline, certos tipos de fibras também podem promover a perda de peso, baixar os níveis de açúcar no sangue, e combater a prisão de ventre.
A Academia de Nutrição e Dietética recomenda consumir cerca de 14 gramas de fibra para cada mil calorias consumidas diariamente. Isso traduz-se em cerca de 24 gramas de fibra para mulheres e 38 gramas para os homens.
Infelizmente, estima-se que 95% dos adultos e crianças não consomem a dose diária de fibras recomendada. Nos Estados Unidos, por exemplo, a ingestão média diária de fibras é estimada em 16,2 gramas.
Felizmente, aumentar a ingestão de fibras é relativamente fácil - basta simplesmente integrar determinados alimentos ricos no nutriente na sua dieta:
1. Pera
A pera é uma fruta saborosa e nutritiva. Sendo entre as frutas uma das melhores fontes de fibra.
Teor de fibra: 5,5 gramas numa pera média, crua, ou 3,1 gramas por 100 gramas.
2. Morangos
Os morangos são uma opção deliciosa e saudável. Curiosamente, também estão entre as frutas mais nutritivas que pode comer, abundantes em vitamina C, manganês e vários antioxidantes poderosos.
Teor de fibra: 3 gramas em 1 chávena de morangos frescos, ou 2 gramas por 100 gramas.
3. Abacate
O abacate é uma fruta única, com um reduzido teor de hidratos de carbono e rica em gorduras saudáveis. É um alimento repleto de vitamina C, potássio, magnésio, vitamina E, e várias vitaminas B.
Teor de fibra: 10 gramas em 1 chávena de abacate cru, ou 6,7 gramas por 100 gramas.
4. Maçã
É sem dúvida alguma uma das frutas mais populares em todo o mundo. Além de deliciosa, é saciante e repleta de fibra.
Teor de fibra: 4.4 gramas numa maçã média, ou 2.4 gramas per 100 gramas.
IN:NM