Lordelo
Avensat
Sim... é provável que queime mais calorias quando os dias estão mais quentes, especialmente quando se compara com dias de temperaturas amenas. Quem o diz é a revista Woman&Home que consultou diferentes especialistas para perceber como é que isto acontece.
Perdem-se mais calorias porque ao fazer exercício, com calor, o corpo utiliza todos os mecanismos possíveis, como a transpiração, para se conseguir manter fresco, explica à revista Tom Opper, 'personal trainer' e fundador da Top Fitness UK. Como este esforço mais acentuado requer energia é possível que se queime um pouco mais de calorias.
O especialista também afirma que até pode queimar mais calorias, no entanto, o "aumento do seu gasto calórico é relativamente mínimo", por isso, não deve ser um fator com muito peso na sua decisão de fazer treinos no exterior ou interior, quando está calor.
Além disto, existem vários fatores, relacionados com fazer exercício no exterior, que o impedem de fazer o melhor treino possível, especialmente, se não estiver habituado. Por exemplo, terá que apostar num ritmo mais lento, para o corpo se adaptar, por isso, em vez de correr é melhor fazer outro exercício cardio para conseguir bons resultados.
Também é provável que não perca peso miraculosamente ao fazer exercício quando está calor. Quem o diz é uma equipa de investigadores que afirma que todo o peso que se perde, depois de um treino, é peso de água e não gordura real. A revista realça também que, como o corpo se vai adaptando aos climas, é provável que a meio do treino já não esteja a queimar mais calorias do que antes.
Existem alguns benefícios em fazer treinos no exterior, no entanto, se começar a sentir sintomas como cansaço extremo, tonturas, ou ficar desorientado ou enjoado, deve parar, procurar um lugar fresco para descansar e beber água.
IN:NM