Quer dormir melhor? Então pinte o seu quarto desta cor

Lordelo

Avensat
naom_570b5acf45e8a.jpg

Escolher uma cor de tinta é muito mais do que apenas uma questão de estética. Quando está a ver todas as cores disponíveis, através de amostras de tinta, é igualmente importante considerar como se sente em relação a um determinado tom, segundo revela o Apartment Therapy. Por exemplo, embora o seu espaço pessoal seja uma grande oportunidade para mostrar a sua personalidade, é também vital que as suas escolhas de design sejam funcionais. Isto porque o objetivo recai sempre em criar um lugar de descanso e relaxamento.






De acordo com Sue Peacock, psicóloga sediada no Reino Unido e especialista do sono, a aparência de um quarto pode afetar diretamente o seu humor. "As cores podem afetá-lo psicologicamente, incluindo a sua capacidade de dormir", revela ao Apartment Therapy. "Algumas cores podem evocar o relaxamento, enquanto outras estimulam a sua mente e o deixam mais acordado", sustenta.


Certas cores alinham-se com princípios psicológicos para induzir o descanso, mas nem todas as pessoas 'vivem' as cores da mesma forma. Por exemplo, Tamra Fuscaldo, diretora de design de interiores da M+A Architects, afirma que há indivíduos que processam os tons mais duros de forma mais intensa, estimulando o sistema nervoso. Isto porque o corpo e mente são únicos e o objetivo é escolher as cores que transmitem para si, calma e relaxamento. "É importante pensar nos quartos como um 'espaço santuário', onde nos sentimos seguros e protegidos", realça Fuscaldo.


Azul, a cor certa para o descanso


É certo que a sua preferência pessoal desempenha um papel, mas há uma cor que se destaca se o seu objetivo é uma boa noite de sono, o azul.


"Não só é mais silenciado, como os tons azuis também tendem a ter efeitos mais calmantes no cérebro", faz notar Peacock. Por exemplo, o tom azul tem sido utilizado em estudos para reduzir a respiração e o ritmo cardíaco.


Enquanto todos os tons de azul podem evocar uma atmosfera tranquila, Peacock sugere ainda tons mais claros nas paredes do seu quarto para o melhor efeito indutor de sono. E a psicóloga do sono Katherine Hall, que trabalha com a Terapia Somnus, concorda.


O azul está cientificamente associado a criar sentimentos de calma e serenidade. "Estudos também mostraram que as famílias com quartos azuis dormem melhor em comparação com qualquer outra cor", dá conta.


Verde, o reminiscente da natureza


Outra cor que não está muito longe é o verde pois lembra e evoca a natureza. Tal como refere Peacock, poderá colocá-lo num humor relaxante. Assim, opte por tons verdes suaves e naturais no seu quarto para o ajudar a dormir melhor. Ou escolha uma opção azul-verde para combinar uma tranquilidade oceânica com essas vibrações naturais.


O que deve evitar


Em regra geral, os especialistas acreditam que é melhor evitar cores excessivamente vibrantes nos quartos, incluindo vermelhos e laranjas, começa por revelar o Apartment Therapy.


Hall afirma que o cérebro associa os tons vermelhos à intensidade, paixão, guerra e perigo, que não são exatamente propícios ao sono. "A pesquisa sugere que o vermelho pode aumentar o seu instinto de luta ou fuga, tornando-o mais alerta e consciente do que o rodeia", acrescenta Peacock.


Da mesma forma, a especialista do sono revela ainda que tons rosas brilhantes ou néon e roxos também podem ser muito estimulantes quando está para dormir. Também deverá evitar as cores mais cinza escuros e castanhas pois poderão dificultar no início, pois podem evocar sentimentos de incerteza.

IN:NM
 
Voltar
Topo