Quer parar de beber álcool? Conheça alguns dos benefícios

Lordelo

Avensat
naom_633ef6e9f2c55.jpg


Desafios como o 'Dry January (janeiro seco em português) e o 'Sober October' (outubro sóbrio em português) são uma ótima forma de ajudar as pessoas a limitar a quantidade de álcool que bebem.






Para entender quais são os benefícios de não beber álcool, durante um mês, o The Independent falou com diferentes especialistas.


Dormir melhor


Antigamente acreditava-se que beber algo alcoólico, antes de ir para cama, ajudava a dormir melhor, no entanto, o mais provável é que aconteça o contrário. "O álcool pode ter um efeito sedativo inicial, mas beber continuamente é um grande disruptor para os ritmos circadianos", diz Samantha Bloom, nutricionista de medicina funcional, ao jornal.


Além disto, o álcool "suprime o REM, que regula os nossos ritmos circadianos (movimentos rápidos dos olhos) e está associado à criatividade, sonhos e memória, e piora distúrbios como apneia do sono".





Pele mais saudável


Hasia Al Khubra, especialista em pele, afirma que o álcool acelera o envelhecimento da pele e apenas o sol faz mais estragos. Explicando que "o álcool é um produto químico poderoso que pode ter implicações significativas quando se trata da pele".


"Aumenta a inflamação e altera o meio hormonal na pele, o que, por sua vez, pode exacerbar condições inflamatórias, como acne e rosácea. Isso faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, o que pode fazer com que a pele pareça vermelha", diz.


Além disto, como o álcool é um diurético, pode prejudicar a hidratação, acabando por fazer com que tenha a "pele seca e escamosa, linhas finas e rugas mais visíveis". "O alto nível de açúcar em muitas bebidas alcoólicas resultará num aumento de erupções, bem como células menos gordas e flexíveis e uma tez sem brilho", acrescenta.


Poupar dinheiro


A crise que se vai fazer sentir durante os próximos meses vai afetar todo o tipo de produtos incluindo as bebidas alcoólicas. Limitando o seu consumo vai conseguir poupar dinheiro.


Intestino mais saudável


"O excesso de álcool pode aumentar a inflamação no intestino e aumentar a permeabilidade (intestino permeável), bem como danificar os tecidos do intestino", diz Anna Mapson, terapeuta nutricional. Acrescentando que "o vazamento no intestino tem sido associado a mudanças de humor, ansiedade e depressão. Isso significa que o excesso de álcool pode contribuir para os seus sintomas digestivos, bem como outros problemas noutros locais do corpo".


Aumenta a felicidade


"Beber álcool reduz a produção de serotonina", conhecida como hormona da felicidade, diz Giulia Guerrini, farmacêutica. Conseguir limitar o seu consumo "pode aumentar a sua energia, saúde mental e humor". Além disto, beber menos também ajuda a evitar a ansiedade que, normalmente, sentimos quando estamos com ressaca.

IN:NM
 
Voltar
Topo