Rússia realiza exercícios militares surpresa na Arménia

kokas

Avensat
Membro Avensat
O exército russo iniciou hoje manobras militares para avaliar a "prontidão para o combate" das suas tropas estacionadas na Arménia, país aliado confrontado com protestos populares e um conflito com o vizinho Azerbaijão.
naom_5447f89538647.jpg



"Nesta inspeção surpresa, uma comissão vai avaliar a prontidão para o combate das tropas da Força Aérea estacionadas em Erebuni e das forças da base militar de Gyumri", anunciou o serviço de imprensa do distrito militar "Sul" da Rússia, citado pela agência France Presse.




É a segunda vez este ano que a Rússia realiza manobras militares na Arménia, depois de em março ter lançado exercícios simultâneos das suas tropas neste país, onde mantém bases militares desde 1995, e nas repúblicas separatistas georgianas da Abkházia e da Ossétia do Sul.


A Arménia, ex-república soviética no Cáucaso, tem sido palco desde meados de junho de importantes protestos populares na capital, Erevan, contra o aumento dos preços da eletricidade.


Aliada tradicional da Rússia, a Arménia tem por outro lado há décadas um conflito com o Azerbaijão relativo ao controlo da região do Nagorno-Karabakh.


O Azerbaijão ameaçou várias vezes tomar pela força a região, separatista e de maioria arménia, e a Arménia assegura que retaliará qualquer ofensiva.



nm
 
Voltar
Topo