Rússia retira credenciais a cônsul honorário português em Nizhni Novgorod

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador
A Rússia retirou as credenciais ao cônsul honorário português na cidade de Nizhni Novgorod, Acácio Durães. Segundo avança a SIC Notícias, a decisão de Moscovo surge como retaliação após a retirada de credenciais ao cônsul russo em Faro.


À estação de Paço de Arcos, o cônsul revelou que "não lhe foram dadas quaisquer explicações" para tal tomada de decisão.

Como explicou o próprio numa publicação na rede social Facebook, Acácio Durães era cônsul honorário de Portugal em Nizhni Novgorod desde outubro de 2015.

A decisão surge após o Ministério dos Negócios Estrangeiros português ter, em janeiro, retirado a autorização a Bruno Valverde Coto para exercer funções como cônsul da Rússia em Faro.

Este empresário, para além de gerir uma empresa vocacionada para a imobiliária de luxo e vistos gold, é casado com uma cidadã russa, nascida na Ucrânia. Foi depois, em 2020, nomeado pelo embaixador russo como representante diplomático honorário.

Na altura, o ministério tutelado por João Gomes Cravinho afirmou apenas que as atividades do homem não estavam em conformidade com a convenção de Viena.

Leia Também:

 
Voltar
Topo