Rally 2021

benfas69

Avensat
Staff member
Administrador
Thierry Neuville lidera rali da Croácia após primeiro dia

img_920x518$2021_04_23_20_52_17_1841807.jpg

O belga Thierry Neuville (Hyundai i20) terminou esta sexta-feira na liderança o primeiro dos três dias do rali da Croácia, terceira prova do campeonato do mundo. O belga concluiu as oito especiais do dia com o tempo de 55.36,8 minutos, deixando o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) na segunda posição, a 7,7 segundos, e o galês Elfyn Evans (Toyota Yaris) em terceiro, a oito segundos.

O dia ficou marcado pelo despiste do estónio Kalle Rovanpera (Toyota Yaris), líder do campeonato à partida desta ronda, logo na primeira especial do dia. O mais jovem líder do mundial de sempre saiu demasiado largo numa curva à direita e caiu numa ribanceira, num acidente aparatoso que ditou o abandono, mas sem consequências físicas para piloto e navegador.

Ogier quase se despistou no mesmo local, mas acabaria por resolver a situação apenas com um furo na roda traseira esquerda, que lhe custou dois segundos. O atual campeão mundial chegaria à 600.ª vitória em especiais na sua carreira no campeonato do mundo ao vencer a sétima das oito especiais do dia, que lhe valeu a ascensão ao segundo lugar. Neuville terminou o dia com a vitória em três das quatro especiais matinais, cabendo a Evans a outra.

À tarde, os triunfos foram repartidos por Ogier (três) e pelo estónio Ott Tanak (Hyundai i20) outro. No entanto, o antigo campeão mundial fez uma escolha errada de pneus, optando pelos mais duros, cedendo 31,9 segundos para o seu companheiro de equipa, não indo além do quarto lugar.

O rali da Croácia é a primeira prova inteiramente em asfalto desde 2019 e antecede o Rali de Portugal, que se disputa de 21 a 23 de maio. No sábado, os pilotos enfrentam mais oito troços especiais de classificação, com um total de 121,92 quilómetros de extensão.

Record
 
Sébastien Ogier ascendeu à liderança no segundo dia do rali da Croácia

img_920x518$2021_04_24_19_48_17_1842191.jpg

O francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) ascendeu hoje à liderança do rali da Croácia, terceira prova do Mundial, após a disputa do segundo de três dias de prova.

O piloto da Toyota concluiu a jornada de hoje com o tempo de 2:06.35,8 horas, deixando o galês Elfyn Evans, seu companheiro de equipa na Toyota, na segunda posição, a 6,9 segundos.

O belga Thierry Neuville (Hyundai i20), que começou o dia de hoje na frente da classificação, fez uma má escolha de pneus, misturando duros com macios, que se deterioram mais do que o esperado, e caiu para terceiro, a 10,4 segundos do campeão mundial.

O estónio Ott Tänak (Hyundai i20) é quarto, já a 37,8 segundos do líder.

O francês Pierre-Louis Loubet (Hyundai i20) foi a única baixa do dia entre os WRC, tendo desistido depois de ficar preso fora de estrada.

Ogier foi o piloto que mais especiais venceu hoje (três das oito disputadas).

"Sofri mais dois furos durante a tarde, pelo que fiquei feliz por ter dois pneus suplentes. Tivemos um resultado muito bom hoje. Sem os furos, a diferença teria sido um pouco mais confortável. Mas não aconteceu assim, pelo que não me vou lamentar. Temos de continuar nesta senda e afastarmo-nos dos problemas", comentou, já no parque fechado.

No domingo, disputam-se as derradeiras quatro especiais, incluindo a 'power stage', que distribui 15 pontos pelos cinco mais rápidos, num total de 78,58 quilómetros cronometrados.

O rali da Croácia é a terceira prova do Mundial de Ralis e antecede o rali de Portugal, que decorre de 21 a 23 de maio.

Record
 
OGIER GANHA NA CROÁCIA POR 0,6 S E LIDERA MUNDIAL

Croacia_Ogier2.jpg

Sébastien Ogier e Julien Ingrassia ganharam o Rali da Croácia, terceira ronda do WRC de 2021 e (re)assumiram o comando do Mundial de 2021. Os campões em título, num Toyota Yaris WRC, começaram o dia com um acidente (colidiram com um carro numa avenida de Zabreb, movimentando-se no meio do trânsito citadino da manhã de domingo, na ligação na primeira para a segunda das quatro especiais de um dia com 75,58 km ao cronómetro), mas conseguiram manter-se em competição, após 'incidente' que registou até uma 'fuga' à polícia - responsável da equipa ficou para trás para resolver o assunto com as autoridades!

Ogier e Ingrassia, após a etapa de sábado, tinham só 6,9 s de vantagem para os parceiros de equipa Elfyn Evans e Scott Martin, perderam a liderança no antepenúltimo troço do rali e iniciaram o último 3,9 s atrás dos irlandeses, mas foram (ainda) mais fortes do que a dupla rival na Power Stage (14,09 km), ‘especial’ que também distribui pontos de bónus aos cinco mais rápidos, e venceram, só por 0,6 s (!), uma prova que pontou pela primeira vez para o Campeonato do Mundo!

Para Ogier, segunda vitória no Mundial de 2021 – iniciou a temporada com triunfo no Monte Carlo – e 51.ª da carreira no WRC, onde soma sete títulos. Mais e melhor, só o compatriota Sébastien Loeb, que ganhou 79 dos 180 ralis em que participou e tem no currículo nove Mundiais! Agora, no calendário do campeonato, segue-se Portugal, de 20 a 23 de maio.

Classificação
1.º Sébastien Ogier/Julien Ingrassia, Toyota Yaris WRC, 2:51.22,9 h
2.º Elfyn Evans/Scott Martin, Toyota Yaris WRC, 0,6 s
3.º Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe, Hyundai i20 Coupé WRC, +8,1 s
4.º Ott Tänak/Martin Järveoja, Hyundai i20 Coupé WRC, +1.25,1 m
5.º Adrien Formaux/Renaud Jamoul, Ford Fiesta WRC, +3.09,7 m

Mundial de Pilotos
1.º Sébastien Ogier, 61 pontos
2.º Thierry Neuville, 53 pontos
3.º Elfyn Evans, 51 pontos
4.º Ott Tänak, 40 pontos
5.º Kalle Rovanperä, 39 pontos

A Bola
 
Elfyn Evans com o melhor tempo no Shakedown do Rali de Portugal

img_920x518$2021_05_20_12_45_53_1852854.jpg

Elfyn Evans fixou o tempo mais rápido no Shakedown do Rali de Portugal, tendo superado toda a concorrência na sua quarta abordagem aos 4,60 km que compõem o traçado de Paredes. O piloto do País de Gales cumpriu o trajeto em pouco mais de 3 minutos e 5 segundos, ficando apenas duas décimas à frente de Ott Tänak.

O estónio da Hyundai é um dos fortes candidatos à vitória no Rali de Portugal, até pelo facto de ser o 4.º a ir para a estrada nas especiais de sexta-feira. Foi, de longe, o melhor da marca sul-coreana neste derradeiro ensaio antes do arranque oficial do Rali de Portugal.

Seguiram-se os Toyotas de Kalle Rovanperä, Takamoto Katsuta e Sébastien Ogier, o campeão do Mundo em título e atual líder do WRC. Gus Greensmith fez o Shakedown já depois da janela de horário inicialmente prevista, devido a problemas elétricos que afetaram o seu Ford Fiesta WRC quando estava quase a chegar a Paredes, mas o inglês conseguiu um melhor tempo do que Thierry Neuville e Dani Sordo, ambos da Hyundai.

Top 10 do Shakedown:

1º - Elfyn Evans / Scott Martin (Toyota) 3:05.9
2º - Ott Tänak / Martin Järveoja (Hyundai) +0.2s
3º - Kalle Rovanperä / Jonne Halttunen (Toyota) +0.3s
4º - Takamoto Katsuta / Daniel Barritt (Toyota) +0.8s
5º - Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (Toyota) +0.9s
6º - Gus Greensmith / Chris Patterson (M-Sport Ford) +1.2s
7º - Thierry Neuville / Martijn Wydaeghe (Hyundai) +1.5s
8º - Dani Sordo / Borja Rozada (Hyundai) +1.7s
9º - Pierre-Louis Loubet / Vincent Landais (Hyundai 2C) +2.4s
10º - Adrien Fourmaux / Renaud Jamoul (M-Sport Ford) +2.5s

Record
 
Ott Tänak termina primeiro dia do Rali de Portugal na liderança

img_920x518$2021_05_21_20_18_42_1853323.jpg

Ott Tänak, piloto estónio da Hyundai, terminou o primeiro dia do Rali de Portugal na liderança da classificação geral. O campeão do Mundo de 2019 registou o tempo mais rápido na Super-especial da Lousada (2:31.4) e dilatou a vantagem sobre o concorrente mais próximo na geral, o britânico Elfyn Evans da Toyota, para 6 segundos.

Dani Sordo perdeu mais algum tempo em Lousada, depois de ter tido mais uma peripécia, desta vez em plena autoestrada quando se deslocava de Mortágua para Lousada: rebentou um pneu e teve de colocar outro... Isto depois de ter perdido da liderança precisamente em Mortágua.

O espanhol está a 9 segundos de Tänak, seguido pelos restantes pilotos da Toyota: Katsuta, Ogier e Rovanperä. Ogier fez o segundo melhor tempo na Super-especial e terminou o dia bem melhor do que a forma como começou, estando em 5.º na geral.

Para este sábado estão agendadas mais 7 classificativas: dupla passagem por Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante e o dia vai encerrar com a Super-especial do Porto, na Foz.

Classificação geral no fim do primeiro dia:

1.º Ott Tänak, Hyundai
2.º Elfyn Evans, Toyota +6.0s
3.º Dani Sordo, Hyundai +9.0s
4.º Takamoto Katsuta, Toyota +15.4
5.º Sébastien Ogier, Toyota + 24.0s
6.º Kalle Rovanperä, Toyota +28.9s
7.º Gus Greensmith, M-Sport Ford +1:02.3
8.º Adrien Fourmaux, M-Sport Ford +1:33.5
9.º Esapekka Lappi, Volkswagen +3:34.9
10.º Nikolay Gryazin, Volkswagen +3:37.1

Record
 
TANAK ALARGA VANTAGEM NO RALI DE PORTUGAL

tanakDR.jpg

O estónio Ott Tanäk (Hyundai i20) venceu as três especiais desta manhã e reforçou a liderança no Rali de Portugal, quarta prova do WRC.

Tanäk terminou a secção da manhã com vantagem de 19,2 segundos sobre o mais direto perseguidor, o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris). O espanhol Dani Sordo (Hyundai i20) é terceiro, a 25,3 segundos.

Armindo Araújo (Skoda Fábia Evo) é o português mais bem classificado, ocupando a 19.ª posição da geral, isto num dia que já não pontua para o Campeonato de Portugal de Ralis.

Para a tarde deste sábado os pilotos enfrentam segunda passagem pelos troços desta manhã, em Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante, antes de fecharem o dia na superespecial da Foz do Porto.

A Bola
 
Evans ataca e aumenta vantagem sobre Dani Sordo

img_920x518$2021_05_23_08_07_39_1853892.jpg

O último dia do Rali de Portugal começou em Felgueiras, de regresso ao percurso do evento português, e o líder Elfyn Evans fez questão de atacar bem cedo para conseguir dilatar a vantagem sobre Dani Sordo que trazia do dia de ontem. O britânico da Toyota entrou para o último dia com 10.7 segundos de avanço sobre o espanhol a Hyundai e quase duplicou essa vantagem, ao tê-la reforçado em mais 9.6 segundos para estar agora com uma margem de 20.3 segundos.

Praticamente todos os pilotos alinharam com 4 pneus macios para esta classificativa, inclusive os que lutam pelo triunfo na classificação geral. Ott Tänak, Thierry Neuville e Kalle Rovanperä voltam ao rali, mas já sem aspirações na classificação geral, no entanto partem em busca dos pontos extra na Power Stage e os pilotos da Hyundai fizeram questão de cumprir o trajeto de Felgueiras num ritmo quase de passeio (o estónio terminou a 27.8 segundos de Evans e o belga a 40.5) a fim de poupar os pneus e garantir que chegam a Fafe em condições de lutar por esses pontos.

Classificação após 16 especiais:

1.º Elfyn Evans, Toyota
2.º Dani Sordo, Hyundai +20.3s
3.º Sébastien Ogier, Toyota +1:15.6
4.º Takamoto Katsuta, Toyota + 1:27.0
5.º Adrien Fourmaux, M-Sport Ford +4:30.7
6.º Gus Greensmith, M-Sport Ford +4:37.6

Record
 
ELFYN EVANS VENCE RALI DE PORTUGAL

evansPTDR1.jpg

O galês Elfyn Evans (Toyota) é o vencedor da 54.ª edição do Rali de Portugal, que terminou ao início da tarde deste domingo com vistosa ‘Power Stage’ em Fafe.

Evans, que tinha saltado para a liderança na tarde de sábado, ao beneficiar de problemas na suspensão traseira direita do Hyundai i20 Coupé WRC do estónio Ott Tänak, terminou com 28,3 segundos de vantagem sobre o espanhol Dani Sordo, segundo classificado.

O francês Sébastien Ogier (Toyota) terminou na terceira posição e segue líder na classificação do Mundial, com 79 pontos após esta quarta prova do calendário. Evans é segundo, com 77.

A próxima prova está marcada para 3/6 de junho, na Sardenha.

A Bola
 
Thierry Neuville termina primeiro dia do Rali da Catalunha na liderança

img_920x518$2021_10_15_22_00_46_1916116.jpg

O belga Thierry Neuville (Hyundai i20) terminou o primeiro dos três dias do Rali da Catalunha, penúltima prova do Campeonato Mundial, na liderança da classificação.

Neuville terminou o primeiro dia, com seis especiais desenhadas no asfalto catalão, com o tempo de 1:01.26,6 horas, deixando o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris) na segunda posição, a 0,7 segundos, com o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) em terceiro lugar, a 19,4 segundos.

Pelo caminho ficou já o estónio Ott Tänak (Hyundai i20), devido aos danos provocados pelo toque numa raiz na quarta classificativa do dia.

"Esta tarde senti-me mais confortável no carro. De manhã tivemos dificuldades com a direção e sentia que estava a puxar o carro em vez de o conduzir. Nos troços mais técnicos sentia que podia ir mais depressa, mas não conseguia inserir o carro corretamente nas curvas", explicou o líder da prova.

Com estes resultados, Ogier pode perder a segunda oportunidade de se sagrar campeão mundial pela oitava vez, pois precisa de ganhar sete pontos a Evans se quiser festejar antecipadamente.

O espanhol Dani Sordo (Hyundai i20), que joga em casa, é quarto, a 24,8 segundos do companheiro de equipa, com o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris) em quinto, a 38 segundos.

Neuville venceu quatro dos seis troços cronometrados, deixando os dois restantes para Evans, que chegou a esta 11.ª e penúltima ronda do campeonato com 24 pontos de atraso para Ogier.

No sábado, os pilotos enfrentam sete troços cronometrados, com um total de 117,54 quilómetros.

Record
 
Voltar
Topo