Lordelo
Avensat
Os Rolling Stones ameaçaram Donald Trump com um processo, se este continuar a usar as músicas da banda britânica na sua campanha.
De acordo com a Sky News, os advogados da banda transmitiram a proibição ao presidente dos EUA, depois de este ter usado, num comício em Tulsa, no estado norte-americano do Oklahoma, a música ‘You Can’t Always Get What You Want’, um original dos Rolling Stones.
Segundo a organização de direitos de autor norte-americana BMI, o presidente dos EUA possui uma “licença de entidades políticas que autoriza a apresentação pública de mais de 15 milhões de obras musicais”. Isto é, só se o compositor ou editor se opuser ao uso das músicas, é que estas poderão ser retiradas desta lista.
Ao site Deadline, a BMI confirmou que recebeu uma denúncia por parte dos Rolling Stones e que enviou uma carta a notificar Donald Trump para a remoção da licença de todas as músicas dos britânicos e a informar que qualquer uso futuro desses temas musicais “violará o contrato de licença”.
Recorde-se que os Rolling Stones não são a primeira banda a proibir que as suas músicas sejam utilizadas por Trump na sua campanha. Prince, Rihanna, Pharrell Williams, Aerosmith, Neil Young e, mais recentemente, a família de Tom Petty, já ameaçaram o presidente dos EUA com processos na Justiça por utilizar os seus espólios sem autorização.
IN:NM