São mais leves, suportam temperaturas extremas e querem ser a "alternativa verde" ao alcatrão.
Roterdão pode tornar-se a primeira cidade do mundo a pavimentar estradas com garrafas de plástico recicladas. A autarquia está a considerar testar um novo tipo de superfície que promete ser uma "alternativa verde" ao asfalto, graças à inovação da VolkerWessels, a empresa holandesa de construção que criou o conceito.
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, Rolf Mars, o diretor da divisão de estradas da construtora, sublinhou que o plástico "oferece todo o tipo de vantagens em comparação com a atual construção de estradas, no que diz respeito à pavimentação e à manutenção". As estradas feitas a partir de plástico reciclado suportam temperaturas extremas - entre os 80º e os 40º negativos - e duram três vezes mais do que as estradas em alcatrão. A questão da proteção do ambiente também é importante: segundo a empresa, o asfalto é responsável pela emissão de 1,6 mil toneladas de CO2 por ano, ou seja, 2% de todas as emissões relacionadas com o transporte por estrada.Por outro lado, as estradas de plástico são mais leves, permitem reduzir o peso sobre o solo e são ocas, o que facilita a passagem de cabos sob a superfície. A instalação da estrada seria feita pela colocação consecutiva de secções de plástico pré-frabricadas e transportadas depois para o local, reduzindo assim os congestionamentos de trânsito que normalmente surgem quando há obras nas vias rodoviárias.
Rolf Mars reconheceu que o projeto ainda está num nível "conceptual", mas deverá ser concretizado dentro de três anos. E a cidade de Roterdão não hesitou em apoiar esta inovação tecnologicamente sustentável, assinalando desde logo o seu interesse em fazer uso das estradas pioneiras.
Jaap Peters, do gabinete de engenharia do município, disse ao Guardian que Roterdão "é uma cidade aberta a experiências" e soluções inovadoras. "Temos um 'laboratório de rua' disponível onde inovações como estas podem ser testadas", garantiu.
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