Lordelo
Avensat
Mais do que ajudar na manutenção da especie humana através da reprodução, o sexo é intimidade e prazer. A atividade sexual oferece muitos e surpreendentes benefícios em todas as fases da vida, também depois dos 40:
- física
- intelectual
- emocional
- psicológico
- social
«A saúde sexual trata de reconhecer que o sexo pode ser uma parte importante de sua vida», refere a American Sexual Health Association, «embora o sexo não seja exercício suficiente por si só, pode ser considerado um exercício leve».
Alguns dos benefícios que se podem obter com a pratica sexual:
- baixa a pressão arterial
- queima de calorias
- aumenta a saúde do coração
- fortalecimento dos músculos
- reduz o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral e hipertensão
- aumenta a libido
Um estudo refere que pessoas com vida sexual ativa tendem exercitar-se com mais frequência e têm melhores hábitos alimentares do que aquelas que são menos ativas sexualmente. A aptidão física também pode melhorar o desempenho sexual em geral.
Pessoas que fazem sexo com frequência (uma a duas vezes por semana) tinham mais imunoglobulina A (IgA) na saliva. Pessoas que fazem sexo pouco frequente (menos de uma vez por semana) tinham significativamente menos IgA.
IgA é o anticorpo que desempenha um papel na prevenção de doenças e é a primeira linha de defesa contra o papilomavírus humano, ou HPV.
Mas aqueles que fazem sexo mais de três vezes por semana tinham a mesma quantidade de IgA que aqueles que faziam sexo pouco frequente. O estudo sugere que a ansiedade e o stress podem anular os efeitos positivos do sexo.
Com o sexo o corpo liberta oxitocina, também chamada de hormona do “amor” ou “intimidade”, e endorfinas durante o orgasmo. A combinação dessas hormonas pode atuar como sedativo levando a melhores noites de sono.
Dormir melhor pode contribuir para:
- um sistema imunológico mais forte
- uma vida útil mais longa
- sentir-se mais descansado
- ter mais energia durante o dia
- alívio da dor de cabeça
A atividade sexual em mulheres pode:
- melhorar o controle da bexiga
- reduzir a incontinência
- aliviar cólicas menstruais e pré-menstruais
- melhorar a fertilidade
- construir músculos pélvicos mais fortes
- ajudar a produzir mais lubrificação vaginal
- potencialmente proteger contra a endometriose
Como o sexo pode beneficiar a saúde mental?
A atividade sexual pode proporcionar importantes benefícios psicológicos e emocionais. Assim como o exercício, o sexo pode ajudar a reduzir o stress e a ansiedade e aumentar a felicidade.
Estudos sugerem que a atividade sexual pode correlacionar-se com:
- maior satisfação com sua saúde mental
- níveis aumentados de confiança, intimidade e amor nos seus relacionamentos
- melhor capacidade de perceber, identificar e expressar emoções
- uso diminuído de seu mecanismo de defesa psicológico imaturo, ou os processos mentais para reduzir o sofrimento do conflito emocional
Numa idade mais avançada, a atividade sexual pode afetar o bem-estar e capacidade de pensar. Pesquisas referem que adultos sexualmente ativos entre 50 e 90 anos têm melhor memória e são menos propensos a sentirem-se deprimidos e solitários.
Sexo como impulsionador de confiança
A atividade sexual frequente pode fazer parecer mais jovem, o que se deve, parcialmente, libertação de estrogênio.
IN:NM