Sal é 'inimigo' quando usado a mais ou a menos? Qual é quantidade ideal?

Lordelo

Avensat
naom_62d12a786a67a.jpg

O sal é muito importante na cozinha, é impossível negar, no entanto, quando é consumido em excesso pode ser extremamente prejudicial para a saúde - pode aumentar a pressão arterial e provocar doenças cardiovascular.






Segundo a Organização Mundial de Saúde recomenda que o consumo máximo de sal por adulto não exceda os 5g por dia, no entanto, os portugueses consomem, em média, quase o dobro.


Já para crianças os números variam, tendo em conta a idade, explica a Sociedade Portuguesa de Hipertensão. Então, os miúdos com idades entre o 1 e os 3 anos não devem consumir mais de 1,28g de sal por dia. Aqueles que têm entre 4 e 6 anos não podem passar dos 1,80g e os que se inserem na faixa dos 7 aos 10 anos devem ficar pelos 3,06g. As crianças mais velhas, entre os 11 e os 14, devem consumir até 4,08g de sal. A partir desta idade o valor ideal passa a ser igual ao dos adultos.


Ao comprar alimentos verifique sempre todos os rótulos para saber exatamente a quantidade de sal que cada um tem e poder optar pelos que têm menos.





Não consumir sal também pode trazer problemas, explica o HuffPost, meio de comunicação online. Ter baixos de concentração de sal no sangue pode provocar 'hiponatremia' - que faz com que os níveis de água aumentem e as células comecem a inchar, provocando, potencialmente, vários problemas de saúde.


Isto acontece porque o sódio ajuda a regular a quantidade de água que está dentro e à volta das nossas células. Além disto, o sódio é essencial para manter a pressão arterial normal e apoia o trabalho dos nossos nervos e músculos, enquanto regula os fluidos do corpo.


Os níveis normais de sódio no sangue variam entre 135 e 145 miliequivalentes por litro (mEq/L), o que significa que qualquer valor abaixo deste é considerado baixo e pode levar a hiponatremia.


Tudo isto para dizer que o sal só é o inimigo quando é consumido em elevadas quantidades. Usado com moderação faz bem e adiciona algo importante a todas as refeições.

IN:NM
 
Voltar
Topo