Se faz 65 anos até Dezembro escapa ao aumento da idade da reforma

genios

Avensat
Governo quer ampliar a idade da reforma para os 67 anos até 2029.

multidao2772d464_400x225.jpg


O aumento da idade da reforma vai começar a ser discutido entre o Governo e os parceiros sociais na próxima segunda-feira. Mas se completa 65 anos até 31 de Dezembro mantém as actuais condições de acesso à reforma, mesmo que peça aposentação mais tarde.

As profissões consideradas de desgaste ficam a salvo da nova regra, que prevê o aumento da reforma para os 66 anos a partir de Janeiro. Estes são alguns pontos da proposta de alteração à Lei de bases da Segurança Social avançada pela imprensa.

O documento estipula que as novas regras deixam salvaguardados todos os que completarem os 65 anos até ao final de 2013. Assim sendo, os que fizerem 65 anos até ao final do próximo mês de Dezembro tem ainda acesso à reforma em 2014 com as actuais condições, mesmo pedindo a aposentação mais tarde. O objectivo é evitar uma corrida às reformas.

Esta proposta que fica ainda sujeita a alterações que venham a ser negociadas com os parceiros sociais, prevê ainda uma redução em quatro meses na idade de acesso à reforma, por cada ano de trabalho, alem dos 40 de carreira contributiva. Mas esta redução nunca pode resultar numa ida para a reforma antes dos 65 anos.

Para aqueles cuja carreira contributiva seja de 40 anos, há a bonificação de 1% por cada mês trabalhado a mais, podendo o valor da pensão atingir um máximo de 92% da remuneração de referência.

Estão ainda previstas outras excepções como as profissões consideradas de desgaste rápido. É o caso dos mineiros, pescadores, condutores de motoristas de pesados, pilotos, controladores aéreos e bailarinos.

No próximo ano a idade de reforma sobe então, para os 66 anos, mas outro dado de referência é que só a partir de 2016 a idade de acesso à pensão aumenta progressivamente, até chegar ao 67 anos em 2029.
[size=6pt]
fonte:renascença[/size]
 
Voltar
Topo