Lordelo
Avensat
Ter comichão nos pés é uma sensação muito irritante. Parece, no geral, quase impossível de coçar e quando 'ataca' é muito persistente. Existem várias condições que a causam, por isso, a revista Prevention decidiu tirar dúvidas, consultando estudos, médicos e outros especialistas.
Entre as justificações incluem-se diferentes condições de pele, como eczema, contacto com irritantes, mas também algumas doenças como diabetes tipo 2.
Também é mencionada uma das causas mais comuns, uma infeção fúngica, chamada tinea pedis, e mais conhecida como pé de atleta.
Condições, doenças e infeções que causam comichão nos pés:
- Doença no fígado;
- Neuropatia periférica (condição comum associada a diabetes);
- Eczema;
- Psoríase
- Pé de atleta
- Doenças cutâneas infeciosas e contagiosas como a sarna.
Têm diferentes causas, claro, o pé de atleta, por exemplo, acontece através do contacto com o fungo ou exposição prolongada a ambientes húmidos. Já condições como eczema e psoríase são desencadeadas pelo sistema imunitário ou genes, explica a Mayo Clinic, organização sem fins lucrativos na área da saúde, citada pela revista.
Mesmo assim, antes de começar a ficar preocupado, tenha em conta alguns fatores, é que a comichão, muitas vezes, é uma consequência de pele seca. Por isso, ao tentar decifrar a causa do seu desconforto, considere o seu estado de saúde, ambiente e hábitos diários.
“É importante ser examinado por um médico se a comichão o estiver ou a interferir na sua qualidade de vida. Ou se a comichão estiver a piorar ou não responder a nenhum tratamento caseiro ou de venda livre", remata a dermatologista Marisa Garshick.
IN:NM