Seis fatores que podem justificar um aumento repentino do colesterol

Lordelo

Avensat
naom_5fc75d81572a3.jpg

O colesterol alto é muito perigoso para a saúde e é essencial saber o que o causa para o poder prevenir. É, especialmente, importante perceber o que provoca picos, muito rápidos e repentinos, nos níveis de colesterol.






Segundo a Healthline, plataforma especializada em saúde, este problema pode ter várias justificações. Algumas estão relacionadas com doenças e outras com hábitos fáceis, ou não, de largar.


Beber muito café


A cafeína tem propriedades que causam picos nos níveis de pressão arterial e colesterol. Os cafés feitos em máquina são os mais prejudiciais, por isso, pode ser boa ideia beber café de filtro ou instantâneo para controlar o colesterol.





Stress


É um dos problemas mais comuns dos últimos anos e é o responsável por vários problemas incluindo níveis altos de colesterol. Segundo vários estudos, situações de stress criam picos da hormona cortisol o que, por sua vez, provoca picos de colesterol. Fazer meditação pode ajudar a controlar o corpo nestes momentos.


Fumar


O principal ingrediente dos cigarros é nicotina e quando entra na corrente sanguínea, através dos pulmões, eleva os níveis do colesterol 'mau', e desce os de colesterol 'bom'. A melhor, e única, forma de prevenir este problema é deixar de fumar.


Medicamentos


Também é possível que alguns medicamentos, mesmo que receitados pelo médico, possam elevar os níveis de colesterol. A Healthline explica que isto acontece porque alteram o metabolismo e, em alguns casos, fazem com que se ganhe peso. Os exemplos incluem medicamentos antipsicóticos, antivirais, betabloqueadores e imunossupressores.


Gravidez


Durante a gravidez, é normal que os seus níveis de colesterol aumentem entre 30% a 40%, diz a plataforma. No entanto, é possível que seja demasiado elevado, devido a vários fatores, e nestes casos, é necessário procurar acompanhamento médico.


Perda de peso rápida e acentuada


Segundo um estudo, citado pela Healthline, pessoas que perdem muito peso, graças a calorias de défice calórico, sentem um pico nos níveis de colesterol, antes de voltarem aos números normais e saudáveis. Isto pode acontecer devido às mudanças no metabolismo. Por isso, se quiser perder muito peso, não se esqueça de pedir conselhos a um médico, para evitar problemas.

IN:NM
 
Voltar
Topo