Sempre doente? Se quer reforçar o sistema imunitário, pare de fazer isto

Lordelo

Avensat
naom_5e205291d7ebc.jpg

Com a a Covid-19 a manter em Portugal uma incidência muito elevada, é fundamental reforçar o sistema imunitário, uma espécie de 'exército' no nosso organismo pronto a destruir ameaças exteriores, como bactérias, vírus, parasitas e outros microrganismos, que tentam nos atacar, provocando infecções.






"As defesas do organismo dependem da corrente sanguínea e do sistema linfático para fornecer nutrientes para todo o corpo e livrar-se de toxinas que podem prejudicá-lo. A melhor maneira de mantê-lo forte é seguir um estilo de vida saudável", explica o infectologista Kenneth Abriola, do Manchester Memorial Hospital, nos Estados Unidos, em entrevista ao portal Eat This, Not That.


Com isto em mente, o portal Metrópoles reuniu cinco hábitos que podem reduzir a sua imunidade. Confira:


1- Beber muito álcool


"O álcool tem efeitos negativos nas nossas células imunes inatas e adaptativas", diz a infectologista Heather Moday, do Centro Moday de Medicina Funcional, nos Estados Unidos. A especialista aponta que o consumo crónico e excessivo de álcool também danifica o revestimento do trato gastrointestinal, bem como as células T e os neutrófilos. "Isso interrompe a função da barreira intestinal e permite o vazamento de micróbios no sangue, resultando em inflamação", resume.


2- Fumar


"Fumar compromete o equilíbrio do sistema imunitário e, como tal, aumenta o risco de vários distúrbios imunitários e autoimunes (condições causadas quando o organismo ataca erroneamente células e tecidos saudáveis do corpo), causa inchaço e dor nas articulações", alerta o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.


3- Dormir mal


Um estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, mostra que a falta de sono pode até afetar a eficácia das vacinas. Quando as pessoas privadas de sono recebem uma vacina, há uma menor resposta de anticorpos e uma maior propensão a contrair o vírus, diz Nathaniel Watson, sub diretor da universidade e um dos autores do estudo Nathaniel Watson.


4- Passar demasiado tempo sozinho


A relação entre a solidão e a imunidade pode parecer pouco óbvia. Contudo, estudos sugerem que passar demasiado tempo sozinho pode provocar impactos severos no sistema imunitário. Uma investigação de 2015, publicada na revista científica PNAS, mostra que as pessoas mais solitário mostram um aumento nos genes relacionados com a inflamação do organismo, o que diminui a capacidade de combater infecções. "Isto explica o porquê de solitárias correm maior risco de desenvolver câncer, doenças neurodegenerativas e infecções virais", aponta um dos autores do estudo, Steve Cole, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.


5- Manter uma dieta desiquilibrada


"O que colocamos no corpo é importante para a saúde em geral. Sou uma grande fã da dieta mediterrânica", afirma a reumatologista e imunologista Cassandra Calabrese, da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos.

IN:NM
 
Voltar
Topo